O Que É RPG?

RPG é abreviação de Roleplaying Game, que significa "jogo de interpretação". Em essência, é uma brincadeira de faz de conta para jovens e adultos, na qual cada jogador encarna um personagem para viver uma trama. A trama, ou "campanha", é criada e conduzida por um jogador que, obviamente, não participa dela como os demais jogadores. Este jogador é comumente chamado de "Mestre" ou "Narrador". É sua responsabilidade descrever a situação dos personagens dos demais jogadores, à qual estes decidirão como reagir. Também fica a seu cargo interpretar os personagens que interagem com os personagens jogadores. E assim uma história vai sendo criada dinamicamente.

Quando um personagem tenta algo para o qual existe possibilidade de erro, devem ser usadas regras pré-estabelecidas para determinar se teve êxito ou falhou, e às vezes até determinar o grau de êxito ou de falha. Deste modo, evita-se desentendimentos (embora eles ocasionalmente ainda ocorram). Existe uma miríade de sistemas de regras de RPG, alguns sendo genéricos, outros enfocando temas específicos, como fantasia medieval, ficção científica, horror etc. Os sistemas mais populares são Dungeons&Dragons/D&D ("Masmorras e Dragões"), GURPS (Generic Universal Roleplaying System, "Sistema de Interpretação Genérico Universal") e Storyteller ("Narrador", do qual fazem parte os jogos Vampiro: A Máscara, Lobisomem: O Apocalipse e Mago: A Ascensão).

Praticamente todo RPG utiliza os seguintes conceitos:

É interessante que esses conceitos são uma característica tão forte do RPG que foi criado todo um gênero de jogos eletrônicos baseado neles. Esse gênero é chamado de RPG também, mas na verdade a maioria desses jogos não há um nível de interpretação suficiente para que possam ser considerados RPGs, mas sim histórias interativas com elementos tradicionais do RPG. Muitos jogos desse gênero estão entre os mais populares e vendidos de todo o mercado de jogos eletrônicos, em particular os títulos da Square, como a série Final Fantasy, Xenogears, Vagrant Story etc.