Orientações Gerais e Glossário Completos

Compilado por Kim Mohan
Tradução para português por Estêvão Monteiro


Nota: Já que quando da tradução deste texto (maio-junho de 2001) ainda não foram lançados os livros do jogador, do mestre e dos monstros em português, algumas traduções usadas aqui podem não bater com as traduções usadas por tais livros quando forem lançados. Portanto, cada verbete do glossário traz entre chaves o nome original em inglês do termo.


Orientações Gerais

As regras gerais para o que fazer quando arredondando frações e quando vários multiplicadores se aplicam a uma jogada de dados (freqüentemente encontrados como o que fazer quando duplicando algo que já está duplicado) estão registradas abaixo, seguidas por um glossário de termos do jogo.


Arredondando Frações

Geralmente, se você se deparar com uma fração, arredonde para baixo, mesmo que a fração é um meio ou maior. Por exemplo, se uma bola de fogo te inflige 17 pontos de dano, mas você tem sucesso no seu teste de resistência e toma apenas metade do dano, você toma 8 pontos de dano.

Exceção: Certas jogadas, como dano e pontos de vida, têm um mínimo de 1.


Multiplicando

Por vezes, uma regra especial te faz multiplicar um número ou uma jogada de dados. Enquanto você estiver aplicando um único modificador, multiplique o número normalmente. Entretanto, quando dois ou mais multiplicadores se aplicam, combine-os num único múltiplo, com cada múltiplo extra adicionando seu valor menos 1 ao primeiro múltiplo. Assim, um dobro (´2) e um dobro (´2) aplicados ao mesmo número resultam num triplo (´3, porque 2+1=3).

Por exemplo, Tordek, um anão guerreiro de alto nível, inflige dano de 1d8+6 com um martelo de guerra. Com um acerto crítico, um martelo de guerra inflige dano triplo, então é dano de 3d8+18 para Tordek. Um martelo de guerra mágico lançador anão inflige dano duplo (2d8+12 para Tordek) quando lançado. Se Tordek consegue um acerto crítico ao lançar o lançador anão, seu jogador joga dano quádruplo (4d8+24) porque 3+1=4.

Outra forma de ver o esquema é converter os múltiplos a adições. O acerto crítico de Tordek aumenta seu dano por 2d8+12, e o duplo do lançador anão aumenta seu dano por 1d8+6, então os dois juntos aumentam seu dano por 3d8+18 para um formidável total de 4d8+24.


Glossário

A - B - C - D - E - F - G - H - I - J - K-L - M - N - O - P-Q - R - S - T - U-X