Asgard e os Guerreiros Deuses

Odin é o deus supremo da sagrada terra de Asgard, no extremo Norte da Europa. Asgard é uma cidade isolada no gelo, cujo povo vive eternamente lutando pela sobrevivência. Situa-se sobre um grande planalto puntiforme que aponta para o mar, ficando na sua extremidade a enorme estátua de Odin, empunhando na mão direita sua espada de ponta-cabeça, e, na esquerda, seu escudo; tem, aos seus pés, duas arcas.

À frente da estátua está um pátio onde o povo de Asgard suplica o favor do seu Deus. Na entrada do pátio está o enorme e majestoso palácio Guaruhara, onde reside a família real do Representante de Odin e os Guerreiros Deuses (God Warriors).

Asgard tem várias tropas de guerreiros comuns que guardam suas fronteiras, como o Santuário de Atena.

Na Era Mitológica, quando os deuses viviam junto com os mortais, Odin gostava de guerrear, trajando sua armadura de cristal e empunhando sua poderosa espada, Balmung. Para auxiliá-lo e proteger seu povo, reuniu um grupo de lutadores divinos: os Guerreiros Deuses.

O destino de cada Guerreiro Deus era guiado por uma das estrelas da Foice (as sete estrelas principais da Ursa Maior), cada qual possuindo, além de uma letra grega que identifica a intensidade do seu brilho, o nome concedido-lhe pelos povos antigos. Assim, temos Dube-Alfa, Méraque-Beta, Fecda-Gama, Megrez-Delta, Arioto-Epsilo, Alcaide-Eta, e Mizar/Alcor-Zeta (a estrela binária). Dube está sempre apontando para Polaris, a estrela polar, que serve a Odin.

As armaduras dos Guerreiros Deuses, chamadas Mantos (Robes), representam cada qual uma entidade mitológica: o dragão bicéfalo, o corcel octópode, o cristal de ametista da perdição, o grande lobo, a harpa mágica e os tigres negro e das trevas.

Odin não mais age diretamente à terra. Sua vontade é cumprida pelo seu representante mortal, que lidera o povo de Asgard e tem seu destino guiado por Polaris. Sempre que um espírito divino conspira contra Asgard, novos Guerreiros Deuses são convocados. Se a ameaça for de poder muito alto, as sete gemas incrustadas cada qual numa armadura de guerreiro deus - chamadas de Safiras de Odin - deverão ser arrancadas e reunidas no cinturão da estátua de Odin. Dessa forma, a espada ostentada pela estátua abrirá uma fenda no chão e revelará a Vestimenta de Odin e a Espada Balmung. Aquele que se munir dessas armas divinas receberá a energia cósmica de Odin.


Fichas dos Personagens

Hilda de Polaris

Olhos: violetas

Cabelos: prateados

Mitologia: Hilda era uma valquíra, uma guerreira invisível que protege os deuses de Asgard. As valquírias viviam no Valhara, o paraíso nórdico, e eram proibidas de amar. Era a preferida de Odin, mas acabou transformada em cisne após ajudar Siegfried, por quem tinha se apaixonado, a vencer Haguen, o guardião do tesouro dos Nibelungos, roubado de Asgard.


Thor de Fecda

Olhos: verdes

Cabelos: prateados

Mitologia: Thor é filho de Odin e um dos principais deuses da mitologia nórdica. Geralmente relacionado ao trovão, o céu, a fertilidade e as leis. Armado com seu poderoso martelo Mjolnir, impunha seu ideal de justiça através da força. Thor era o responsável pelo tempo e pelos trovões. Para os marinheiros, o trovão era o sinal da proteção do deus do trovão; para outros, ocorria quando Thor batia seu martelo na cabeça de algum gigante.


Fenrir de Arioto

Olhos: alaranjados

Cabelos: prateados

Mitologia: Fenrir (variante de Fenris) é filho de Loki, o Mestre da Trapaça, com a gigante Angroboda. Desde criança tomou a forma de lobo gigante, passando a ser temido até mais que os próprios deuses de Asgard.


Haguen de Méraque

Olhos: azuis

Cabelos: loiros

Mitologia: Haguen era protegido de Odin, que acaba morto por Siegfried por guardar o tesouro dos Nibelungos.


Mime de Alcaide

Olhos: rosados

Cabelos: loiros


Arberihi de Megrez

Olhos: verdes

Cabelos: rosados

Mitologia: Arberihi foi o primeiro guardião do tesouro dos Nibelungos. Foi vencido por Siegfried, a quem teve que jurar fidelidade.


Sido de Mizar/Bud de Alcor

Olhos: violetas

Cabelos: verdes


Siegfried de Dube

Olhos: azuis

Cabelos: beges

Papel na mitologia: Siegfried foi um famoso herói das mitologias dos germanos e vikings, sendo nesta última conhecido como Sigurd. Sua história conta que ficou prematuramente órfão de seu pai Sigmund, dono da espada Balmung confeccionada por Volund. Sua mãe, Hiordis, foi salva pelo viking Elfo, com o qual posteriormente se casou.

Siegfried recebeu uma ótima educação, tendo conhecimentos sobre música e diplomacia, entre outras coisas, com seu mentor Regin. Recebe de Odin o cavalo Greyfell, descendente direto de Sleipinir, o cavalo do próprio deus.

Regin conta a Siegfried sobre o tesouro de Andvari, que guardado pelo dragão Fafnir, o assassino do seu pai. Muitos se passam e finalmente Siegfried vê a possibilidade de vingar a morte de seu pai. Após algumas tentativas infrutíferas, Siegfried vence o dragão, empunhando uma poderosa espada, tida como invencível, que ganhara de Regin - e com uma mãozinha de Odin.

Siegfried e Regin fazem um churrasco com o coração da fera abatida. Ao provar do sangue da besta, Siegfried ganha o poder de entender as aves. A lenda também conta que, ao varar o dragão com sua espada, o herói foi banhado pelo sangue saído das entranhas da fera, que o tornou invulnerável. Porém, uma folha ficara presa em suas costas, deixando aquela pequena parte à mercê dos seus opositores.

Mais tarde, Siegfried casa-se com Gudrun, a princesa dos Nibelungos, que lhe concebe três crianças. Os Nibelungos roubaram um tesouro de Asgard, cuja peça principal era um anel. Siegfried, após tentativas frustradas de Thor e do próprio Odin, consegue reaver o tesouro.


Saint Seiya: © Masami Kurumada / Shueisha - Toei Company