Episódio II: Teto Não-Familiar

Exibido em: 11/10/1995 | Versão Inglesa: Unfamiliar Ceiling - THE BEAST

Shinji está prestes a confrontar o 3o. Anjo, Sachiel, pilotando a Primeira Unidade Evangelion (Eva-01). Ainda está confuso e assustado. O gigante é libertado das travas de apoio e fica de pé, embora desengonçado. Ritsuko orienta Shinji a pensar apenas em andar, no momento. O Eva dá alguns passos até perder o equilíbrio e cair de rosto no chão. É quando Sachiel se aproxima. Sachiel ergue o Eva com a mão esquerda e esmaga seu antebraço esquerdo com a mão direita. Shinji entra em pânico ao sentir a dor do Eva como se fosse seu próprio braço que tivesse sido esmagado. Ritsuko pede que se acalme, assegurando-lhe que não é o seu braço que realmente está sofrendo.

Percebe-se que uma espécie de lança de luz percorre o interior do antebraço de Sachiel, saindo do cotovelo e da palma da mão, e que o Anjo tem controle total sobre o movimento dessa lança. Ele apanha o rosto do Eva e faz a lança golpeá-la incessantemente. O capacete do Eva-01 começa a rachar. Misato entra em desespero ao ver o crânio do Eva ser atravessado pela lança. A lança é retraída e jorra sangue da cabeça do Eva. "Shinji-kun!!!"

Shinji acorda num quarto de hospital. Está desorientado e sua memória está enevoada, mas segundo Ritsuko isso não chega a caracterizar um "envenentamento mental". Misato comenta com Ritsuko que a ONU encobriu a verdade na declaração à população, usando o "cenário B-22". Gendou está numa reunião ultra-secreta com o Conselho Supremo da ONU, a respeito do Projeto de Complementação da Humanidade. É o 17o. Relatório Interino do Comitê de Complementação da Humanidade, Resumo de 2015 do Esboço do Projeto.

Enquanto isso, Tokyo-3 está se recuperando da destruição. Um grande fragmento do capacete do Eva é retirado da cena. Além disso, várias das estruturas militares de Tokyo-3 ainda estão sendo construídas. Vemos o seguinte documento:

NOTIFICAÇÃO DE CONSTRUÇÃO
Prédio: Prédio de sistemas de armas teleguiadas 25
Localização: 4-75-1-90Ta, Tokyo-3 Uso: Secreto
Área do local192.68 Área de construção: 107-41 Área total: 261.05
Estrutura: Fundação de arame Trabalho: Empilhamento
Andares: 8 andares superiores, 2 subterrâneos Altura: 22.65
Início da Construção: novembro de 2014 Término: agosto de 2015
Construtora: Primeira Divisão do Departamento de Construção de Tokyo-3
Projeto: Centro de Pesquisa Tecnológica de Tokyo-3
Atual Construtora: ultra-secreto

Misato fica sabendo que Shinji irá morar sozinho, já que não se dá bem com seu pai, e já tem tudo pronto para se mudar (podemos ver o registro, cujos dados são reproduzidos abaixo). Misato então resolve tomar conta de Shinji, acolhendo-o no seu próprio apartamento. Após conseguir autorização para tanto, liga para Ritsuko para avisá-la. Misato leva Shinji para sua nova casa.

RESIDENCE REGISTRATION
6-24 District-F Geo-Front, Tokyo3
Ikari Shinji 0001-137-2

Shinji se assusta ao ver dúzias (talvez centenas) de latas de cerveja amontoadas por todo o apartamento. De fato, na cozinha tudo o que se pode encontrar é cerveja e lanches. É o primeiro contato de Shinji com o desleixo desmedido de Misato. Os dois jantam comida instantânea; Misato deixa Shinji à vontade, de forma que aprenda a relaxar. Depois do jantar, decidem quem será responsável por qual tarefa doméstica durante a semana pelo jogo jan-ken-pou (pedra-papel-tesoura). Shinji perde quase todos e fica com a maioria das tarefas. Isto é interessante porque no Japão existe uma crença regional de que mulheres sensuais conseguem adivinhar os lances de homens com quem disputem este jogo.

Shinji vai tomar banho, ainda desconcertado com as coisas de Misato espalhadas por toda a parte. É então que ele se assusta ao topar com pingüim na banheira. A cena é hilária: Shinji sai do banheiro nu e desesperado e Misato apenas explica que trata-se de Pen-Pen (Pen²), seu bicho de estimação que pertence a uma nova espécie de pingüim que gosta de água quente. Pen-pen sai do banheiro e entra numa outra banheira, ignorando Shinji. Aí é que ele percebe que está nu e diante de uma mulher e se tranca no banheiro. Depois de Shinji, Misato também toma um banho, durante o qual conversa com Ritsuko por telefone.

Shinji se deita, mas tem dificuldades em relaxar. Ele olha para o teto (o que parece ser mania) e pensa: "Um teto não-familiar. Claro, porque nunca estive aqui.". Temos um flashback da sua batalha contra Sachiel. Com a perfuração do crânio do Eva, os sistemas centrais começam a se soltar. Misato manda abortar a operação e ejetar o Entry Plug, mas a unidade não responde aos sinais. Misato se desespera.

De súbito, os olhos do Eva se acendem e ele se ergue. Misato é informada de que a unidade entrou em "Berserk" (fúria insana). A cena é estupenda. O Eva salta por centenas de metros, pisando o Anjo. Fuyutsuki comenta firmemente a Gendou: "Vencemos". Sachiel reage projetando uma barreira de campo AT. Eva-01 regenera seu antebraço até a armadura e neutraliza o espaço de fase do campo com as mãos e a expansão do seu próprio campo. Eva-01 espanca Sachiel e o arremessa ao chão; abre as proteções do núcleo da criatura e o soca várias vezes, até que ejeta a Faca Progressiva e a usa para tentar perfurar o cristal. Percebendo a inevitabilidade de sua morte, Sachiel envolve o Eva, transformando-se num globo, e se auto-destrói. Eva-01 sai das chamas ileso e se desliga.

As funções do Eva voltam ao normal, e é detectado que Shinji está bem, embora em choque. A parte frontal do capacete do Eva rui e Shinji vê o reflexo do rosto da criatura nas vidraças de um prédio. Shinji presencia uma cena bizarra: o olho perfurado do Eva se regenera em segundos, e por um momento parece que ele encara Shinji, que berra em pavor. O flashback termina. Misato aparece na porta de Shinji, elogiando-o pela sua bravura (?).