Nerv: a Herdeira

Gendou seduzira Naoko para tomar vantagem do seu trabalho. Eventualmente, Rei encontrou com Naoko sozinha e a insultou. Acabou por contar a verdade sobre Gendou, provocando um acesso de ira em Naoko. Conhecendo perfeitamente a origem de Rei, não teve escrúpulos e a esganou. Não tardou, porém, a voltar a si e, horrorizada com o assassinato que acabara de cometer, suicidou-se. Tudo indica que sua alma foi resgatada pelo Eva-00. Rei foi clonada e a alma original transferida para o novo corpo; é claro que a memória foi perdida, mas a essência continua a mesma. Imediatamente após o incidente, Keel Lorenz, Diretor-presidente do Comitê da Complementação da Humanidade, dissolveu a Gehirn. A Agência Especial Nerv (TokuMuKiKan Nerv) (Nerv sendo "nervo" em alemão) foi criada para dar continuidade ao projeto, e para ela é transferido todo o pessoal da Gehirn.

O emblema da Nerv é uma curiosidade à parte. É composto de três partes: o nome NERV, a imagem de meia folha de figo e o lema "God is in his heaven. All is right with the world" ("Deus está no seu céu. O mundo vai bem."). O lema é uma citação de Pippa Passes, escrito por um poeta do século XIX, Robert Browning. A folha de figo é uma referência às diversas pinturas que representam Adão e Eva nus, antes de caírem em pecado, apenas com os órgãos genitas cobertos pela folha.

2012. Numa visita ao túmulo de Yui, Shinji foge de seu pai. É criado por um professor conhecido de Gendou, que acabou por fechar seu coração para tudo e todos, não acreditando que pudesse mais ser amado. Shinji nunca voltaria a viver com seu pai e sua relação se tornaria completamente fria.

E assim a vida se seguiu, e Tokyo-3 ia sendo construída. Não é por pouco que é uma cidade-fortaleza: possui enormes estruturas lança-mísseis espalhadas por toda a sua extensão, inclusive além do seu perímetro. Muitos prédios são apenas carcaças contendo Cabos Umbilicais extras ou armas para os Eva. A região central (o distrito de Tokai, cercado por Kanto e Chubu) é formada por arranha-céus que afundam para o Geo-front ao sinal da chegada de um Anjo. Os prédios afundados que parecem estar de ponta-cabeça compõem a "Cidade do Teto (Tenjou Toushi)". Como o Geo-front tem seu próprio "céu artificial", a impressão que fica é que o QG da Nerv é que está de ponta-cabeça, como se fosse um "palácio celestial".

[ Página de Fotos de Tokyo-3 ]

2014. Finalmente foram terminados os dois primeiros Eva: as unidades 00 (Zero-GoKi) e 01 (ShoGoKi). Eva-00 é o protótipo; sua armadura tem design simples e pintura alaranjada. Este Eva tem apenas um grande olho central, em vez dos cinco da primeira tentativa. Já o Eva-01 é o modelo de testes; sua armadura tem pintura roxa e design mais "incrementado": uma placa torácica, um longo chifre na testa, contenções que suprimem sua força inata (que é exagerada) nos ombros com extensões laminares contendo uma Faca Progressiva (Progressive Knife ou apenas "Prog Knife") cada. Este Eva tem dois olhos e uma boca como os humanos. Apenas ao final dos testes do Eva-01 é que será projetado o Eva-02; o projeto e manufatura das peças será feito no Japão, mas a montagem final será feita na Alemanha.

A Faca Progressiva caracteriza-se por uma lâmina de partículas que vibram em alta freqüência, cortando através do objeto de contato ao nível molecular.

Na verdade, Eva-01 é clone não de Adão, mas sim de Lilith. É uma peça fundamental para a realização do Projeto de Complementação, e aparentemente será usado no lugar de Lilith caso a lança de Longinus seja perdida. Por isso, é o Eva mais importante de todos. Foi ridicularizado como o "sistema 09" pela sua probabilidade de iniciação de 0,000000001%.

Esses dois Evas foram sucessos porque ganharam núcleos através das almas de Naoko (Eva-00) e Yui (Eva-01). Na Alemanha também poderá ser construído o Eva-02 (Eva-NiGoKi) com o núcleo de Naoko. Esse será o modelo de produção, cujas peças serão projetadas e manufaturadas no Japão e posteriormente enviadas à Alemanha para a montagem final. O objetivo das cinco ramificações da Nerv é criar as outras 14 unidades Eva simultaneamente para mandar ao Geo-front. Isso ainda não foi feito apenas por falta de verbas.

Oficialmente, a denominação completa dos Eva é Arma de Combate Decisivo Humanóide de Propósito Geral - Andróide Evangelion (HanYou-NinKei-Kessen-HeiKi – JinZou-NinGen Evangelion). Em outras palavras, politicamente não passa de uma arma contra os Anjos, exatamente o que a Seele quer que acreditem. Para o governo, a Nerv é apenas uma agência de caráter militar que não apenas não comanda como não conhece por completo. Ainda disponibiliza serviços da JASDF para apoiá-la em suas operações.

A JASDF (Japanese Strategic Defense Force / Força de Defesa Estratégica do Japão / SenRyaky-JiEiTai ou simplesmente SenJi) é uma força militar diretamente sob comando do Ministério de Defesa do Japão. Engatilhada pelos conflitos militares entre China e Vietnã, foi formada pelo governo japonês que não tinha nenhuma força militar própria (todo o exército, marinha e aeronáutica da Força de Defesa original foi incorporada à Força da ONU).

Evangelion é um nome interessante pois mistura Eva, Angel ("anjo" em inglês) e Evangel ("evangelho" em alemão). Evangelho vem da expressão grega que significa "boa nova", exatamente o que os Eva são para a Humanidade.

2015. Praticamente todas as estruturas da Nerv estão concluídas. A Nerv é chefiada pelo Comandante Ikari Gendou (a autoridade máxima da Nerv), o Vice-Comandante Fuyutsuki Kouzo (braço-direito de Gendou), a Dra. Akagi Ritsuko (chefe do Projeto-E) e a Capitã Katsuragi Misato (chefe de operações militares). O embrião de Adão está atualmente na Alemanha.

Para o mundo (inclusive Misato), a Nerv é a agência criada pelas nações unidas para combater os Anjos usando os Evas. O povo acredita que os Anjos são alienígenas invasores e os Evangelions são robôs criados para combatê-los. Acredita também que o Segundo Impacto foi provocado pelo contato do primeiro Anjo Adão com um outro desconhecido, e que os próximos Anjos querem repetir a catástrofe. Os menos desinformados são levados a crer que Adão está preso no subterrâneo do QG da Nerv e que é por isso que virão a Tokyo-3. Mal sabem que não apenas o contato de dois Anjos não provocará o Terceiro Impacto, mas o Anjo mantido no Geo-Front é Lilith, não Adão. Sabem muito menos que o objetivo da Nerv é justamente provocar o Terceiro Impacto. Até Ritsuko está sendo enganada, como podemos perceber numa frase sua: "Os humanos encontraram Deus e tentaram capturá-lo, e foram punidos, 15 anos atrás. O Deus que encontraram desapareceu. Tentaram revivê-lo com suas próprias mãos e Adão foi criado. Dele, os humanos criaram algo que se parece com Deus, o próprio homem, os Evangelions."

A auxiliar direta de Ritsuko na Seção 01 do Dept. Tecnológico é Ibuki Maya, encarregada da análise de dados e do monitoramento da Taxa de Sincronização dos pilotos. Misato, chefe da Seção 01 Departamento de Operação Militar, é auxiliada diretamente por Hyouga Makoto, seu assessor de campo. Aoba Shigeru é o responsável pelos sistemas de comunicação na Sala de Operação Militar Central, que assemelha-se à ponte de um navio militar. É nessa sala que está o Centro de Comando (HatsuReisho), onde esse pessoal se reunirá durante as operações com os Eva. Nas plataformas inferiores dessa sala estão instalados os supercomputadores Magi. Existe em outra parte do Dogma Central um Centro de Comando secundário, que pode ser usado caso o primário seja inutilizado. Porém, é menos confortável.

Para a seleção de pilotos, foi criado o Instituto Marduk, supostamente uma organização conselheira sob direto controle do Comitê de Complementação da Humanidade. Na verdade é a Nerv quem decide tudo: o Instituto Marduk não passa de uma fachada composta de 108 empresas fantasmas. Seus "escolhidos" são chamados pelo cognome Crianças (Children). Rei é a Primeira Criança e Asuka é a Segunda Criança. É seguro afirmar que Asuka foi escolhida por ter padrão mental semelhante ao da piloto anterior, já que esta era sua mãe. Shinji deverá ser convocado em breve a Tokyo-3 como a Terceira Criança. Estudará numa classe composta de todos os escolhidos, mas só saberão disso se forem necessários.

Marduk é a divindade suprema da mitologia babilônica; é chamado de "O Senhor dos Deuses do Céu e da Terra". Marduk ascendeu ao poder conquistando Tiamat, o monstro do caos. Alguns dos templos babilônicos mais elaborados foram construídos para adorar Marduk. Como os exércitos conquistadores do império suplantaram a maior parte do Oriente Médio, o culto a Marduk espalhou-se por tais terras.

A Nerv não pretende usar pilotos para sempre. Quando dados suficientes tiverem sido coletados, será desenvolvido o Dummy System (Sistema Manequim), através do qual pensamentos humanos serão digitalizados. Assim, um Entry Plug virtual ou Dummy Plug poderá ser criado. Entretanto, é impossível digitalizar a alma humana, então o máximo que se consegue é copiar o padrão mental para transmitir pensamentos artificiais, os quais o Eva aceitará como reais. Quando os dados forem suficientes para o desenvolvimento, a Nerv requisitará da Seele a amostra de Adão e a lança de Longinus, que será usada para perfurar Lilith. Dúzias de clones de Rei serão produzidas e mantidas numa câmara de LCL na Seção Central do Andar Profundo da Instalação Subterrânea do Dogma Central, que fica 2008 metros acima de Lilith. Essas "manequins" também poderão ser usadas como peças de reposição. Mas não terão almas, pois a sala de Gauf já estará vazia como sinal do fim dos tempos.

Numa ramificação em Nevada, EUA, onde o Eva-04 será produzido (o Eva-03 será produzido em Massashussetts), será projetado um motor S² especial para os Eva. Quando os dois projetos forem concluídos, a Série Evangelion (Evangelion RyouSanKi ou Evangelion Modelo de Produção em Massa) definitiva poderá ser construída para recriar a Árvore da Vida, invertida. A propósito, o teto da enorme sala de Gendou é coberto pelo diagrama sefirótico.

Clique para ver o design completo Clique para ver o design completo Clique para ver o design completo

EVA-00 (o protótipo final), EVA-01 (o modelo de testes), EVA-02 (primeiro modelo de produção), EVA-03 (segundo modelo de produção), EVA-04 (modelo de produção equipado com motor S²) e EVA-05 (modelo de produção em massa equipado com motor S², asas recolhíveis e lança: as unidades 5 a 13)

O terceiro anjo, Sachiel, está para chegar. Após sete meses configurando o Eva-00 para a sincronização com Rei, o experimento de ativação é iniciado na Estação de Experimentos 02. Durante a conexão nervosa, o limiar foi ultrapassado e perdeu-se o controle sobre o Eva, que entrou em Berserk (enlouqueceu). Na verdade, esse fenômeno consiste no despertar da alma do Eva, no caso a de Naoko. Imediatamente ejetaram o cabo umbilical, deixando-o com apenas 1 minuto de ativação. O Eva se arrancou da contenção e conseguiu provocar a ejeção do Entry Plug, causando dano severo a Rei na queda (não havia espaço para abrir o pára-quedas). Não deu tempo para que os jatos de Bakelite amortecessem a queda, e Gendou entrou em desespero. O protótipo segurava o crânio em agonia, e batia a cabeça contra a parede. Começou a esmurrar contra a sala de controle onde estavam Gendou, Ritsuko, e Maya, rachando a janela pela qual o observavam. Isso talvez tenha ocorrido pelo pânico causado pela contaminação psicológica vinda de Rei, mas é possível também que Naoko quisesse matar Gendou. A energia se esgotou logo após um murro. Gendou imediatamente correu para o Entry Plug e abriu a escotilha em brasas com as próprias mãos. Rei foi salva, mas está em estado grave. A causa do acidente foi cogitada como instabilidade mental da própria Rei, não do Eva.

[ Página de Fotos do Teste ]

Bakelite é o nome genérico para resina de fenol, usada para isolamento termelétrico. O Bakelite usado pela Nerv é um dos plásticos termostáticos, tendo a propriedade de secar rapidamente, tornando-se sólido como concreto.

Atualmente os candidatos a Crianças estão agrupados na Classe 2-A do Primeiro Colégio Municipal (First Municipal Junior High) de Tokyo-3. Shinji está a caminho de Tokyo-3, onde Misato o apanhará e levará ao Geo-Front. É neste ponto que a série começa.

VOLTAR PARA PRIMEIRA PÁGINA DA CRONOLOGIA