Projeto-E: os Alter-egos de Adão

O motivo pelo qual o Geo-Front é o "lugar perfeito para desenvolver o Magi" (pelas palavras de Naoko) é que a tecnologia de manipulação dos Eva é justamente a transcrição de personalidade. Usando uma armadura semelhante à colocada em Adão antes do Segundo Impacto, um piloto será conectado ao núcleo do Eva através de uma cabine cilíndrica inserida nas suas costas, o Entry Plug. O Entry Plug sincronizará a mente do piloto com a mente do Eva através do nervo A-10, permitindo ao piloto controlar o Eva como se fosse seu próprio corpo. Enquanto estiver sincronizado, o piloto receberá todos os sentidos do Eva. Isso facilitará o controle mas também será um problema sério se o Eva for ferido gravemente.

O Entry Plug terá foguetes e pára-quedas para o caso de ter de ser ejetado. O piloto usará um traje especial chamado Plug Suit, que o protegerá de todo tipo de situação, podendo até realizar massagem cardíaca. Sua estrutura será similar à de trajes de mergulho e feita de uma única peça que cobrirá o piloto dos pés ao pescoço. Será largo, mas ao apertar um botão no pulso o traje se ajusta perfeitamente ao corpo. Conta também com dois pequenos aparelhos usados na testa e melhoram a sincronização.

O andar mais profundo do Dogma Terminal, a 2008 metros da superfície, é idêntico à condição atual da Antártida. Não se sabe exatamente o que lá aconteceu entre 2000 e 2015, mas em 2015 esse andar é a Usina de L.C.L. (L.C.L. Plant). O tal LCL parece ser o sangue alaranjado de Lilith, que está (em 2015, pelo menos) na Linha de Circulação 03. Lilith está pregada numa enorme cruz vermelha pelas mãos e suas pernas estão mutiladas. É branca e disforme, e seu rosto está coberto por uma máscara metálica com o emblema da Seele. A crucificação parece (repito, parece) ser para imobilizá-la ao mesmo tempo que seu sangue é derramado e transformado em L.C.L.

Na entrada da Linha de Circulação 03 estão os seguintes avisos: invasores serão imediatamente baleados; violadores estarão sujeitos a 10 anos de pirsão, fiança de $100,000, ou ambos.

O LCL (abreviação de Link-Connect Liquid, algo como "líquido de conexão por elo"; ao meu ver deveria ser "Link-Connection Liquid") é o meio pelo qual opera o elo mental dos Eva com seus pilotos. É o sangue de Lilith modificado por carga elétrica; nesse estado é muito similar ao líquido amniótico que envolve o feto humano no útero materno, provendo oxigênio e proteção, tanto física quanto mental. O LCL é inserido no Entry Plug somente após este já ter sido inserido no Eva.

Clique para ver inteiro
A inserção do Entry Plug

A entrada do Dogma Terminal
O "Portal do Paraíso"
(a entrada da Usina de LCL)

Lilith - Clique para ampliar
Lilith em 2015 (ep.14)

Um protótipo em construção
A construção de
um protótipo de Eva

Protótipo Eva fracassado
O cemitério de Eva

Inicialmente, o Projeto-E conheceu um fracasso atrás do outro; depois de um tempo, os Laboratórios de Evolução Artificial (a áera que atualmente é a base do Dogma Central) acabaram se tornando um cemitério de unidades Eva. Isso porque a sala de Gaff está vazia, de modo que os Eva nasceram sem almas. Ou seja, são vegetais, e lhes falta até o órgão S². Precisam receber almas para ganhar núcleos, com os quais os pilotos sincronizarão. Esse núcleo não terá o complexo S², mas poderá amplificar o campo AT. Para suprir energia, foi projetado um cabo de força para os Eva, o Cabo Umbilical (umbilical cable). O projeto prevê que, se, em combate, o fornecimento de energia elétrica fosse cortado, as baterias internas seriam ativadas. Tais baterias durariam 5 minutos no modo normal, mas em modo de força total (racing mode) apenas 1 minuto. Já em modo de somente suporte vital (do piloto) (stop mode) poderia durar várias horas. Também há o slow mode (lento).

2003, Hakone, margem do lago Ashino. Fuyutsuki conversa com Yui sobre seus sentimentos em relação os planos da Gehirn. "Se a Seele continuar com isso, em 10 anos haverá o Terceiro Impacto." Ele não quer que Yui seja feita de cobaia, no primeiro experimento de ativação de Eva que futuramente seria realizado. Mas ela está decidida.

2004, Hakone, Estação de Experimentos Subterrânea 02. Yui fez questão que seu filho Ikari Shinji, de 3 anos, presenciasse o teste. Este infelizmente saiu bem demais. Yui atingiu uma sincronização de 400% e desapareceu do Entry Plug. Seu campo AT ruiu e ela voltou ao estado de LCL, ao passo que sua alma ficou presa no Eva-01. Parece que este acidente foi na verdade provocado pela vontade de Yui, ou foi uma conspiração de Naoko, que desejava Gendou. Yui tinha 27 anos. Gendou ficou totalmente transtornado e saiu por alguns dias. Ao voltar ao trabalho, Gendou tinha perdido qualquer possível escrúpulo em provocar o Terceiro Impacto, e ainda tinha mais um motivo para fazê-lo: reencontrar sua amada quando todos se tornassem um. "O Projeto de Complementação da Humanidade é o caminho para tornar-se um Deus", disse Gendou a Fuyutsuki na sua sala (ainda em construção).

Outro experimento de ativação foi realizado na Alemanha, na 3a. Ramificação da Gehirn, com Souryuu Kyouko Zeppelin, 29 anos. Este experimento saiu errado e causou o colapso mental de Kyouko; aparentemente sua alma foi resgatada pelo Eva, tornando-se seu núcleo. Kyouko não reconhecia mais sua filha, Souryuu Asuka Langley, enquanto acreditava que uma boneca era Asuka.

Usando as partículas do corpo de Yui misturadas com o LCL do Entry Plug, Gendou produziu uma amálgama de Yui com Lilith, no Anexo No.3 do Laboratório de Evolução. Chamou-a de Rei, o produto do desespero de Fuyutsuki e da esperança de Gendou. A partir de então Fuyutsuki tornou-se braço direito de Gendou, pois nada mais lhes restava no mundo além do Projeto de Complementação da Humanidade. Rei foi criada por Gendou num quarto sombrio; o reflexo da água e luz desse quarto acabaram por definir as profundezas da mente de Rei. Percebem-se as seguintes inscrições: "Strangeness" (estranheza), "(dss) M" e "Wall" (parede). A alma de Rei não é outra senão a de Lilith, que através dela assumiu forma humana para viver na Terra. O mesmo ocorreu com Adão, cuja alma hoje habita no corpo chamado Kaworu, criado spela Seele no exato dia do Segundo Impacto sem que nem mesmo Gendou soubesse.

Quando Yui estava grávida, Gendou escolheu o nome Shinji para menino e Rei para menina.

2005. Asuka, superdotada apesar de ter apenas 4 anos, foi comunicada de que foi escolhida para ser uma "piloto de elite". Correu para contar à sua mãe, e a encontrou pendurada numa forca e a boneca sem cabeça. Numa crise de insanidade, Kyouko resolvera suicidar-se, levando consigo sua "filha". Asuka ficou traumatizada. Decidiu que não dependeria de ninguém para viver, e cresceu forte e decidida, geniosa e genial ao mesmo tempo.


A pequena Rei

Clique para ampliar!
Panorâmica do Geo-Front

Clique para ampliar!
Monitor do Magi

Na prefeitura de Nagano, Tokyo-2, Akagi Ritsuko, escreve à sua mãe Naoko, contando que conheceu Katsuragi Misato, no campus da Universidade de Tokyo-2. Conta que Misato recuperou-se do trauma e agora fala pelos cotovelos, como se tentasse recuperar o tempo perdido. Naoko por sua vez conta que será construída sobre o Geo-Front a cidade de Tokyo-3 (DaiSan-Shin-TouKyou-Shi), segundo a Segunda Diretriz de Transferência da Capital. Mas na verdade não seria uma capital, mas sim uma cidade-fortaleza de interceptação de Anjos e camuflagem.

2008. Naoko conclui o teorema dos Magi. Um mês depois, Ritsuko (23 anos) é contratada pela Gehirn para trabalhar no Grupo de Planejamento do Projeto-E, da Seção 01 do Departmanto Tecnológico. Ao chegar, procura o recém-construído Centro de Controle.

2010. O Magi é completado. Pouco depois, Misato retorna da 3a. Ramificação. O MAGI tornou-se o cérebro da Nerv: maquina, revisa e resolve muitos dos seus mistérios e planos.

CONTINUAR >>