No Budismo e Hinduísmo, a essência do entendimento e percepção encontra-se em centros de Ki (ou seja, pontos onde a mente melhor se harmoniza com o corpo), chamados chakras ("rodas", em hindu, porque são representados como rodas de pétalas semelhantes à flor-de-lótus). Existem tantos chakras quanto nervos, já que provavelmente estão associados a eles. Os principais chakras estão dispostos no meridiano do corpo numa linha vertical, seguindo os centros nervosos da base da espinha até o topo do cérebro. Vários elementos diferenciam esses chakras, não apenas o plexo (emaranhado de nervos) associado: cor, sentidos e faculdades mentais que regulam, número de pétalas, veículo e princípio (não estou certo sobre o que significam), o deus e deusa (shakti) hindus patronos e os mundos espirituais e planetas associados.


CHAKRAS: CARACTERÍSTICAS GENÉRICAS
NOME PLEXO SENTIDO FACULDADE COR ELEMENTO
Raiz ou Base Pélvico Olfato Memória Vermelha Terra
Sexual Pubiano Paladar Intelecto Laranja avermelhado Água
Do Plexo Solar Hipogástrico Visão Vontade Amarelo âmbar Fogo
Cardíaco Cardíaco Tato Emoção Verde Ar
Faríngico Faríngico Audição Concentração; Amor Anil Éter
Das Sobrancelhas ou do 3o. Olho Pituitário Cognição Sensitividade Roxa Luz
Da Coroa Central (Cérebro) Compreensão Sabedoria Ouro Pensamento

CHAKRAS: ATRIBUIÇÕES HINDUS

NOME VEÍCULO PRINCÍPIO DEUS SHAKTI MUNDO PLANETA
Muladhara (Base) Elefante Anna Ganesha, Brahma Dakini Bhuloka Mercúrio
Svadishthana (Local Pessoal) Crocodilo Prana Vishnu Rakini Bhuvarloka Vênus
Manipura (Cidade das Jóias) Carneiro Manas Rudra Shiva Lakini Maharloka- Svarloka Marte
Anahata (Virtuoso) Veado Vijnana Rudra Shiva Kakini Maharloka Júpiter
Vishuddha (Puro) Pavão Ananda Pancha- vaktra Shiva Shakini Janaloka Saturno
Ajna (Centro de Comando) Cisne Cit Ardhanari- shvara Hakini Tapoloka Urano
Sahasrara (Mil Pétalas)   Sat Guru interior Maha Shakti Satyaloka Netuno

O chakra raiz é suporte para a interconexão com a Terra. É responsável pelas noções de tempo e espaço através da memória. É também o trono de nossos instintos básicos como sobrevivência, sexualidade, individualidade, egoísmo, materialismo e dominância. Três das quatro pétalas contém compilados os padrões de memória e karmas interrelacionados desta vida. A quarta pétala governa memórias de vidas passadas. As pessoas vivem predominantemente neste chakra durante os primeiros sete anos de vida, adquirindo habilidades com a fala, relacionamento e modos culturais.

O chakra sexual é o centro da razão, da lógica e da análise, a manipulação de informações memorizadas. Pessoas cultas o têm bastante desenvolvido, e grande mentes o dominam. É através deste chakra que as pessoas vivem, pensam, se preocupam e viajam ao plano astral. Abrimos este chakra naturalmente entre os anos 8 e 14 das nossas vidas, quando começamos a perguntar por quê e aprendemos a pensar. Este centro controla o anterior como acontece com todos os chakras.

O chakra do plexo solar é a base do poder pessoal, da energia metabólica, da disciplina e da resistência. Sua essência é a vontade e sua fundação é a da essência individual. O plexo solar é o segundo cérebro, onde todos os nervos convergem. Dependendo de como a energia flui, as forças de vontade deste chakra podem fortalecer ora a consciência material através dos primeiros dois centros ora a consciência espiritual através dos quarto e quinto chakras. Quando a consciência é confinada aos domínios da memória, da razão e da vontade (os três primeiros chakras), homem e mulher são instintivos por natureza. São rápidos em reagir, retaliar, ser magoados, buscar conquistar os outros temendo a própria derrota. Nestes estatos de espírito, o ego se eleva à sua proeminência máxima, e experiências emocionais são extremamente intensas. Jovens de 14 a 21 anos descobrem a força de vontade e individualidade enquanto este chakra se desdobra.

O chakra cardíaco é responsável pela cognição direta; sua essência são os relacionamentos e emoções. Aqueles que alcançam este domínio, com seu entendimento delicado e penetrante a vários campos de atividade e conhecimento, são os guias, conselheiros e mentores da Humanidade. São pessoas equilibradas, compassivas e otimistas. Se seu desenvolvimento psicológico transcorrer bem, a mente de uma pessoa entra neste chakra entre 21 e 28 anos.

O chakra faríngico é o centro da comunicação e da criatividade. Sua essência é a concentração e direcionamento. É também o centro do amor divino, através do qual surge amor ilimitado, uma visão de que todas as almas são irmãs e tudo é sagrado. Almas sem egoísmo, artistas excepcionais e poetas místicos residem neste chakra, geralmente entre 28 e 35 anos. Quando profundamente imerso neste chakra, não há consciência de ser uma pessoa com emoções, nenhuma consciência de pensamento. Está-se apenas sendo a luz ou estando totalmente ciente de si como uma força radiante fluindo através de toda a forma. Às vezes vê seu corpo inteiro brilhar. Pode ser capaz de, pela primeira vez, recolher toda a sua consciência para a espinha, para sushumna, a corrente espiritual central. No fim, percebe que o ser interior é nada além da realidade de si mesmo.

O chakra do terceiro olho é o centro da curiosas percepções extrasensoriais; em outras palavras, é o sentido espiritual, a visão divina. Localiza-se na base da testa, entre as sobrancelhas; mais especificamente, na glândula pituitária. Sua base é a intuição e tudo relacionado à imaginação e cognição. Das duas pétalas ou facetas deste chakra, uma é a habilidade de ver através dos mundos inferiores ou estados da mente e a outra é a habilidade de ver através dos mundos superiores ou estados do espírito. É, portanto, o elo que permite à alma desperta relacionar a consciência mais alta à mais baixa. É responsável pela clarividência, sensitividade e visões. Sua essência está nos mundos astrais e de sonho. Abrimo-nos naturalmente neste chakra entre os 35 e 42 anos.

O chakra da coroa rege a iluminação e divindade. Está localizado bem no topo do eixo da cabeça, no ponto de intersecção das três placas do crânio: o lobo frontal e os hemisférios direito e esquerdo. É a base do conhecimento, sabedoria, compreensão; sua essência é a bem-aventurança. É responsável por pensamentos refinados, objetivos, superiores aos pensamentos subjetivos do terceiro olho. É o pico espiritual, pináculo da luz, energia e consciência. Aham Brahmasmi, "Eu sou isso", é revelado. De acordo com os antigos místicos, rege 1008 aspectos ou atributos do corpo espiritual. Abrimo-nos naturalmente neste chakra entre os 42 e 49 anos. Quando pessoas envelhecem sem terem aprendido a sustentar a consciência nos chakras superiores, começam a retornar à razão para tentar entender por quê sua vida transcorreu como o fez. Ficam presas ao chakra da base, passando anos apenas a recordar o passado, revivendo velhas experiências, tanto boas quanto más.

Fala-se ainda em um oitavo chakra, a Serpente (Kundalini), responsável pela existência divina. Não se trata de um centro do corpo como os demais, mas sim uma aura. Localiza-se acima do chakra da coroa, como uma auréola, e envolve todo o corpo na sua esfera energética, tendo como ponto de foco um campo ovular. Sua forma lembra uma naja, daí ser chamado de serpente. A existência e o desenvolvimento da Serpente marcam o indivíduo com uma permanente ciência de conexão coexistente a Deus.


Página Inicial | A Energia Ki | Xintoismo | Chakras | Os Samsaras | Batalhas Mágicas | Referência Mitológica