Lágrimas na Noite

Na noite do primeiro dia, quando os aventureiros Drusilia, Ganbhitt, Miïdort, Raargh, Tirter e Talindra comemoravam sua viagem impecável de Silverymoon a Beorunna numa taverna no centro da cidade, não muito longe dali um bando de hobgoblins montados em cavalos subitamente derrubou o portão da cidade, assassinando cruelmente muitos em seu caminho. Antes que pudessem ser impedidos, tomaram três moças e fugiram galopando. Os aventureiros imediatamente seguiram em resgate das jovens.

A caçada seguiu em direção às montanhas do Rauvin. Pouco depois de entrarem na floresta, o grupo aventureiro foi emboscado por um bando de goblins. Drusilia foi gravemente ferida no primeiro golpe, mas todos sobreviveram ao seu primeiro combate real. Decidiram então acampar para se recuperar, retomando a perseguição no dia seguinte.

Enquanto percorriam por entre os abetos e pinheiros, o grupo encontrou Lyren, uma tímida druida de Mielikki, e seu pônei Pollo. Lyren resolveu ajudá-los na sua busca, e com alegria aceitaram a adição de suas magias divinas e habilidades sobrenaturais.

Tendo perdido o rastro dos cavaleiros, o grupo seguiu tentando adivinhar o percurso, e acabou emboscado por hobgoblins numa clareira cortada por um riacho, ainda que de maneira menos vil que tinham sido surpreendidos anteriormente. A batalha foi difícil mas conseguiram sobrepujar o sargento hobgoblin e seu bando, e descobriram o que eles protegiam: a entrada para seu complexo subterrâneo, do outro lado do riacho, que desce das montanhas do Rauvin. Descobriram, ainda, que as moças foram raptadas para serem sacrificadas aos deuses malignos dos hobgoblins.

Entrando na caverna, os aventureiros encontraram uma bifurcação, e nela, uma armadilha. Drusilia tentou desarmá-la mas cometeu um erro grave e a armadilha ativou-se nela, ferindo-a mortalmente. Ganbhitt, Lyren e Tirter a levam para fora para tratar dela, enquanto que Miïdort, Raargh e Talindra continuam a explorar a caverna. Seguindo pela direita, encontram alojamentos de soldados goblins e os derrotam, mas saem consideravelmente abatidos. 

Os três se reúnem com seus amigos na floresta. Era meio-dia. Lyren foi então confiada com a missão de rapidamente retornar à cidade montada em Pollo e tentar obter suprimentos e pergaminhos mágicos de cura. Lá, Lyren conseguiu a simpatia de Arguth, um respeitável clérigo de Ilmater, que lhe vendeu os pergaminhos com um pequeno desconto. Ao final do dia, retornou aos seus novos amigos, que aguardavam ansiosamente escondidos num rochedo a cerca de cem metros da caverna hobgoblin.

Finalmente, o grupo se reergueu e retornou à caça nas cavernas. Eventualmente encontraram o templo, guardado por um experiente líder hobgoblin, um clérigo e cinco guerreiros. A batalha decisiva foi árdua e sangrenta mas os heróis venceram o desafio e resgataram as moças, que estavam sendo preparadas nos altares do rústico templo. Após alguns contratempos no caminho, retornaram a Beorunna tarde da noite e devolveram as jovens às suas famílias, sendo aclamados como heróis pelo povo, e elogiados pelo próprio chefe Andar. Os aventureiros estavam então mais fortes, mais confiantes, mais ricos e mais famosos.

Porém, não estava terminado. As vítimas que foram raptadas revelaram o verdadeiro motivo do rapto: os goblinóides estavam sendo assombrados por cadáveres devoradores de carne, o que acreditam ser uma punição dos seus deuses malignos. O sacrifício tinha sido planejado numa tentativa desesperada de aplacar a fúria divina. Mas isso ficaria para depois. Nessa madrugada restava apenas descansar na taverna (com estadia gratuita durante todo o ano, como recompensa), aos cuidados do clero, para o banquete que seria realizado no dia seguinte.