Um Mundo Sem Firmamento

Tirter aparece em sonho para Lelahel, Raargh, Talindra e Trevor, despedindo-se. Talindra se recusa a dar adeus e o clérigo propõe contactar o espírito do elfo através de um ritual místico. Assim, os quatro se reúnem na casa do paladino, e conseguem convocar o espírito. Tirter explica que uma guerra está sendo travada nos planos externos e não pode voltar agora, pois está servindo diretamente ao seu deus Shevarash. Talindra insiste, sem sucesso, e Trevor perde a paciência com a imaturidade da elfa e se retira, encerrando o efeito da magia de Lelahel. Os dois brigam feio e seguem caminhos separados até o palácio.

O grupo encontra Essila no palácio e questiona sua fuga, a qual não admite mas mantém-se fria. Todos se dirigem ao banquete com a Alta Senhora Alustriel e o Alto Mago Taern. A Dama Esperança faz questão de conhecer a todos, mas revela já conhecer Essila há não pouco tempo. Alustriel revela, também, que embora os efeitos da Noite Sem Luz estejam dissipando na superfície, eles vêm se fortalecendo cada vez mais num mundo onde sempre é noite, um mundo sórdido que se esconde debaixo de nossos pés: o Underdark, lar dos odiados elfos negros, dos hediondos mind flayers e de uma infinidade de aberrações terríveis. O caos está levando os mais fracos e os menos corruptos a fugir para a superfície, espalhando tumulto.

Alustriel conta que a Igreja de Shar somou forças com o Culto do Dragão, combinando o poder misterioso do Tecido das Sombras de Shar aos segredos e alianças com os dracoliches, e estão dominando o Underdark com hordas de mortos-vivos; Harpistas liderados por Drizzt Do'Urden já estão investigando e tentando estragar seus planos. Mas a notícia mais assombrosa é que Shar consumiu o mundo de Yuldra quando este desmoronou no Plano das Sombras por seu próprio cataclisma, e em seguida consumiu também certas divindades menores - Mask, o Senhor dos Ladrões e Mestre das Sombras, e Velsharoon, o Archmago da Necromancia - para expandir sua influência sobre Faerûn, dominando sobre os segredos, as trevas e os mortos-vivos. Certamente, uma guerra de proporções inimagináveis está sendo travada nos planos externos, para decidir o futuro de todo o Universo.

Mas Shar não pode atacar o Equilíbrio diretamente, pois o punho inabalável de Lord Ao, o deus dos deuses, ainda limita suas mãos. Então, a guerra será travada pelos servos mortais e imortais dos deuses. Espera-se uma catástrofe vinda do Underdark, que deve ser evitada a todo custo. E para isso, os Lordes de Faerûn estão convocando seus maiores heróis para descobrir, invadir e esmagar os focos do culto no Underdark.

Durante a refeição, Lelahel aproveita para indagar sobre a natureza dos liches, buscando uma forma de cumprir sua promessa ao filhote de dragão espinhoso Gwynthrur. Alustriel comenta que a selvageria de Gwynthrur vem sido de grande utilidade nas expedições ao mundo subterrâneo, especialmente agora que está acompanhado do filhote de dragão dourado Hyusthar.

Finalmente, Alustriel e Taern retornam ao seus afazeres, e os criados entregam a cada um dos heróis uma recompensa à altura. Eles descansam e se preparam por alguns dias; Vallen some; Trevor cuida do pégaso resgatado. Passam em Beorunna via encruzilhada para os cavalos. Lelahel, Miidort e Vallen estão desaparecidos. Talindra visita Lyren para transformar Afaern num animal especial, que possa sempre acompanhá-la. Na véspera da partida, o pégaso some.

No dia marcado, o grupo se reúne no Portão de Sundabar (o portão de Silverymoon da qual parte a estrada para Sundabar), onde são instruídos e equipados para a missão no Underdark, e conhecem seu guia, o elfo bardo Vastinlar Loireler. Antes da partida, o grupo conhece Thelen, a energética amiga de Talindra. Lelahel aparece emocionalmente transtornado devido a um horrendo presságio que teve em sonho, a tal ponto de não conseguir mais se dedicar a Lathander e procurar conforto em Ilmater. Vallen-Kester fica satisfeito em confirmar a bondade de Lelahel ao falhar em cortar-lhe o braço com sua espada mística... O grupo tem uma discussão feia com o tocado pelo inferno, e Trevor acaba arrastando ele para o templo de Tymora para conseguir alguma garantia a seu respeito.

O grupo se dirige para a Boca da Noite, uma caverna macabra produzida pela "erupção" de seres nefastos que atacaram Silverymoon em massa durante a Noite Sem Luz. O ataque foi rechaçado na mesma noite pelas forças arcanas de Silverymoon, com a ajuda de Valamadarace, a Rainha Dracônica de Silverymoon e de Deszeldaryndun Silverwing, o Wyrm Guardião de Everlund (respectivamente, dragonesa dourada antiga e dragão de prata adulto).

À noite, o grupo encontra abrigo nas montanhas e tenta descansar, mas são atacados por uma tiefling assassina. A assassina é eliminada e a noite segue sem mais problemas. Na manhã seguinte, encontram uma elfa ladra na estrada, Niriel, que vinha de Sundabar à procura dos heróis que derrotaram o Saciador das Árvores. Niriel é aceita no grupo por seus alegados conhecimentos sobre o Underdark, mas com grande desconfiança.

Os heróis alcançam e invadem a Boca da Noite e enfrentando cadáveres ambulantes e seres de pura sombra até encontrarem um desvio menos perigoso. Lá, tentam se abrigar para recobrar as forças, o que se prova quase impossível. Acabam encontrando dois monges guerreiros, um anão beligerante e um halfling taciturno. O anão desafia Raargh para um duelo mano-a-mano e vence, para então revelar ser apenas um teste. O anão apresenta-se como Grissom e seu companheiro como Shastar, ambos a serviço dos Harpistas, e oferecem aliança.

Grissom conta que estão tentando salvar uma fortaleza de svirfnebin (gnomos da profundezas) do ataque massivo de terríveis mortos-vivos jamais antes vistos. O objetivo é barganhar com Lyghrenvvar, o poderoso beholder mage que domina uma região próxima, para usar seus raios de desintegração para formar um túnel entre a grande caverna da batalha e o covil de um gigantesco otyug diabólico, que na sua fome grotesca avançaria sobre o exército macabro pela retaguarda, esmagando e devorando boa parte dele antes de ser derrubado pelo grande general deathbringer. Para salvar seu povo, os gnomos estão dispostos a render ao beholder um grande artefato místico que ninguém parece ser capaz de usar.

Os heróis atravessam os túneis sinistros e galerias nefastas do Underdark, derrotando vários seres hediondos e terríveis, até finalmente conseguirem sua audiência com Lyghrenvvar. O beholder aceita a proposta e usa um portal para transportar a si e aos seus "clientes" até o campo de batalha. O grupo acaba se dispersando no meio do tumulto, enquanto o beholder produzia o túnel. Quando finalmente o otyug é libertado, o exército macabro simplesmente some numa névoa macabra, que os carrega embora, deixando o monstro para devorar os próprios gnomos! Mas os heróis travam uma batalha titânica contra o ser abissal, e vencem. A cidadela foi salva... por enquanto.