Um Brilho nas Trevas

O grupo segue para Silverymoon para procurar mais informações. Seu caminho é interrompido várias vezes por feras e criaturas bestiais que perambulavam pelos arredores da estrada. No último dia de viagem, Trevor perece sob as garras de um feroz urso pardo. Chegando a Silverymoon, Lyren e Talindra passam o dia inteiro rodando toda a cidade para tentar trazer seu amigo de volta. Embora o clero de Lathander tivesse ajudado Slanzar anteriormente, eles não mais dispõem do caríssimo diamante necessário para o ritual de ressurreição. Mas Trevor finalmente volta dos mortos, no entardecer do mesmo dia.

Uma semana após a ressurreição de Trevor e da entrada de Talindra no templo de Tyr para ser doutrinada (uma promessa relutante que ela fez), um sacerdote de bom posto na igreja de Tyr conversa com Yuldra (através das devidas traduções por Ganbhitt ou Raargh) a respeito do mundo "alienígena" de onde ela veio. Entre os fatos comentados por ela estão a guerra de deuses e demônios (a maioria aparentemente nada tendo a ver com os de Toril, exceto curiosamente Tyr) que devastou seu mundo e condenou os sobreviventes à inevitável extinção. Após a conversa, com consentimento de Yukdra, o sacerdote realiza com seus assistentes um ritual nela para descobrir mais. Ele descobre uma estranha porém fraca e inofensiva ressonância do Plano das Sombras (um plano transitivo muito misterioso) em Yuldra, e também que curiosamente ela está mais ajustada ao plano de Toril do que seria natural. (Em outras palavras, ela é uma extraplanar nativa, como pessoas de raças planetouched, o que inclui Lelahel. A diferença é que planetouched têm sangue um pouco diluído de extraplanar, geralmente porque não são descendentes diretos. Já Yuldra simplesmente veio de outro plano, então deveria ser completamente alienígena ao plano de Toril, mas estranhamente isso não é o caso.) O sacerdote supõe que, como Karnak (o mundo de Yuldra) está morrendo e mergulhado na escuridão, ele está desaparecendo no Plano das Sombras, e por alguma distorção bizarra, Yuldra inadvertidamente atravessou o Plano das Sombras e chegou a Toril e, como uma estranha e duvidosa parte do processo, ela acabou se "harmonizando" com este plano. Ele pediu uma semana para conversar direito com seus superiores e então, espera ele, dar alguma conclusão.

Uma semana depois, o clero já está se mobilizando mas ainda se organizando junto ao governo de Silverymoon. Yuldra recebe do sacerdote um broche mágico que lhes permite monitorá-la e comunicar-se com ela (se houver necessidade). O grupo recebe escoltar uma caravana até Everlund, a segunda maior cidade da região, 50 milhas ao sul de Silverymoon, para conseguir algum dinheiro.