Breve explanaçao dos diversos tipos de criaturas, seguidas por ilustrações (das Galerias de Arte do site da Wizards of the Coast) das criaturas encontradas (não necessariamente enfrentadas em combate) pelos personagens, com exceção das raças comuns. O link da ilustração é seguido pela categoria de tamanho da criatura, seu nível de desafio (ND, originalmente challenge rating (CR)) bruto) e quaisquer subtipos aplicáveis. Note que os dados são os dos espécimes adultos mais medíocres (comuns); indivíduos podem destacar-se dos demais de sua espécie e ter mais dados de vida e até serem maiores.
É bom notar que, por vezes, várias espécies semelhantes são agrupadas numa única raça, como é o caso dos Planetouched.
Um teste de uma perícia específica de Conhecimento é usado para determinar quais informações um personagem sabe sobre uma criatura encontrada. Essa perícia é especificada na descrição de cada tipo.
Aberrações | Animais | Bestas Mágicas | Constructos | Dragões | Espíritos Elementais | Espíritos da Natureza | Espíritos transcendentais | Gigantes | Humanóides | Humanóides Monstruosos | Limos | Mortos-Vivos | Plantas | Pragas | Modelos
Uma aberraçao (aberration) tem uma anatomia bizarra, habilidades estranhas, mentalidade alienígena ou qualquer combinaçao dos três.
Características: Uma aberração possui as seguintes qualidades (a menos
que declarado em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: cavernas.
Beholders:
Beholder: Tamanho Grande, ND 13; Gauth: Tamanho Médio, ND 6.
Beholderkin:
Death Kiss: Tamanho Grande, ND 11.
Carrion Crawler:
Tamanho Grande, ND 4.
Fihyr:
Tamanho Pequeno, ND 3.
Grick:
Tamanho Médio, ND 3.
Hook Horror:
Tamanho Grande, ND 6.
Mind
Flayer: Tamanho Médio, ND 8.
Otyugh:
Tamanho Grande, ND 4.
Rust
Monster (Monstro Ferrugem): Tamanho Médio, ND 3.
Umber
Hulk (Tríbulo Brutal): Tamanho Grande, ND 7.
Um animal é uma criatura viva não-humanóide, geralmente um vertebrado sem habilidades mágicas nem capacidade inata para idioma ou cultura.
Qualidades: Um animal possui as seguintes qualidades (a menos que declarado em contrário na sua descrição).
Águia: Miúdo, ND 1/2.
Alce: Grande, ND 1.
Bisão: Grande, ND 2.
Branta: Grande, ND 2, frio.
Cão: Pequeno, ND 1/3.
Carcaju: Médio, ND 2.
Cavalo (leve, leve de batalha, e pesado): Grande, ND 1.
Cavalo pesado de batalha: Grande, ND 2.
Cervo: Médio, ND 1/6.
Corvo: Miúdo, ND 1/6.
Coruja: Miúdo, ND 1/4.
Doninha: Miúdo, ND 1/4.
Falcão: Miúdo, ND 1/3.
Gato: Miúdo, ND 1/4.
Javali: Médio, ND 2.
Jumento: Médio, ND 1/6.
Lagarto: Miúdo, ND 1/6.
Lobo: Médio, ND 1.
Morcego: Mínimo, ND 1/10.
Mula: Grande, ND 1.
Pônei (normal e de batalha): Médio, ND 1/4.
Rato: Miúdo, ND 1/8.
Sapo: Mínimo, ND 1/10.
Tartaruga: Aquática, Média, ND 1/2.
Tigre Vermelho: Grande, ND 4.
Urso Negro: Médio, ND 2.
Urso Pardo: Grande, ND 4.
Víbora: Miúda, ND 1/3; Pequena, ND 1/2; Média, ND 1.
Animais monstruosos são versões maiores, mais fortes e mais selvagens dos animais normais. Tendem a ter uma aparência feral e pré-histórica.
Carcaju: Grande, ND 4.
Lobo: Grande, ND 3.
Morcego: Grande, ND 2.
Rato: Pequeno, ND 1/3.
Serpente: Enorme, ND 5.
Tigre: Enorme, ND 8.
Urso:
Grande, ND 7.
Bestas mágicas (magical beast) são similares a animais mas podem ter valores de Inteligência maiores que 2. Bestas Mágicas costumam ter habilidades sobrenaturais ou extraordinárias, mas por vezes são apenas bizarros em aparência ou hábitos.
Qualidades: Uma besta mágica possui as seguintes qualidades (a menos
que declarado em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: arcano.
Ankheg:
Tamanho Grande, ND 3.
Behir:
Tamanho Enorme, ND 8.
Hipogriff
(Hipogrifo): Tamanho Grande, ND 2.
Hydra:
Lernaen Seven-Headed (Hidra de Lerna, 7 cabeças): Tamanho Enorme, ND 10.
Leucrotta: Tamanho Grande, ND 4.
Manticore
(Mantícora): Tamanho Enorme, ND 5.
Pegasus:
Tamanho Grande, ND 3.
Peryton:
Tamanho Médio, ND 5.
Phase Spider: Tamanho Grande, ND 5.
Rothé: Tamanho Médio, ND 2 (rothé
das profundezas); Tamanho Grande, ND 2 (rothé da superfície).
Winter
Wolf (Lobo do Inverno): Frio, Tamanho Grande, ND 5.
Worg:
Tamanho Médio, ND 2.
Um constructo (construct) é um objeto animado ou criatura construída artificialmente.
Qualidades: Um constructo possui as seguintes qualidades (a menos que
declarado em contrário na sua descrição).
Tamanho do Constructo | Pontos de Vida Bônus | Tamanho do Constructo | Pontos de Vida Bônus |
Mínimo | - | Grande | 30 |
Diminuto | - | Enorme | 40 |
Miúdo | - | Gigantesco | 60 |
Pequeno | 10 | Colossal | 80 |
Médio | 20 |
Perícia de Conhecimento: arcano.
Um dragão (dragon) é uma criatura reptiliana, geralmente alada, com habilidades mágicas ou incomuns.
Qualidades: Um dragão possui as seguintes qualidades (a menos que declarado
em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: arcano.
Gold
Dragon (Dragão Dourado): Fogo; Infante: Tamanho Grande, ND 6.
Fang
Dragon (Dragão Espinhoso): Ar; Pré-adolecente: Tamanho Médio,
ND 4.
Red Dragon
(Dragão Vermelho): Fogo; Pré-adolecente: Tamanho Grande,
ND 6.
White
Dragon (Dragão Branco): Frio; Adulto: Tamanho Grande, ND 9.
Um elemental é composto de um dos quatro elementos clássicos: água, ar, fogo ou terra.
Qualidades: Um elemental possui as seguintes qualidades (a menos que
declarado em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: os planos.
Elemental do Fogo: Fogo; Tamanho Pequeno, ND 1; ou Tamanho Médio,
ND 3; ou Tamanho Grande, ND 5.
Elemental
da Terra: Terra; Tamanho Médio, ND 3; ou Tamanho Grande, ND 5.
Thoqqua: Fogo, Terra, Tamanho Médio,
ND 2.
Um espírito da natureza (fey) é uma criatura com habilidades sobrenaturais e conexões com a natureza ou outra força ou lugar. Espíritos da natureza geralmente têm forma humana.
Qualidades: Um espírito da natureza possui as seguintes qualidades (a menos que declarado
em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: natureza.
Nymph
(Ninfa): Tamanho Médio, ND 6.
Spriggan: Tamanho Pequeno, ND 3.
Um espírito transcendental (outsider) é pelo menos parcialmente composto da essência (mas não necessariamente o material) de algum plano que não o Plano Material. Algumas criaturas começam com algum outro tipo e se tornam espíritos transcendentais ao atingir um estado superior (ou inferior) de existência espiritual.
Qualidades: Um espírito transcendental as seguintes qualidades (a menos que
declarado em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: os planos.
Em relação ao Plano Material, todos os outsiders têm o subtipo Extraplanar, exceto os que tiverem o subtipo Nativo. Estes, diferentes de todos os demais outsiders, têm corpo e alma separados.
Abishai:
Baatezu, Leal, Mau, Tamanho Médio; branco ND 5.
Malaugrym:
Metamorfo, Tamanho Médio, ND 4.
Mephit:
Tamanho Pequeno, ND 3; Fogo e Magma: Fogo.
Nightmare:
Mau. Tamanho Grande, ND 5.
Planetouched: Aasimar:
Tamanho Médio, ND 1; Genasi
da Terra: Tamanho Médio, ND 1; Tanarukk:
Tamanho Médio, ND 2; Planetouched no Plano Material têm o subtipo Nativo
em vez de Extraplanar.
Shadow
Mastiff: Tamanho Médio, ND 5.
Vargouille:
Mau, Tamanho Pequeno, ND 2.
Um gigante (giant) é uma criatura de forma humanóide de grande força, geralmente de tamanho no mínimo Grande.
Qualidades: Um gigante possui as seguintes qualidades (a menos que declarado
em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: natureza.
Ettin:
Tamanho Grande, ND 5.
Ogre
(Ogro): Tamanho Grande, ND 2.
Troll:
Tamanho Grande, ND 5.
Um humanóides (humanoid) geralmente tem dois braços, duas pernas e uma cabeça, ou torso similar ao humano, braços e cabeça. Humanóides têm poucas ou nenhuma habilidade sobrenatural ou extraordinária, mas a maioria pode falar e geralmente têm sociedades bem-desenvolvidas. Costumam ser Pequenos ou Médios. Toda criatura humanóide também tem um subtipo.
Qualidades: Um humanóide possui as seguintes qualidades (a menos que
declarado em contrário na sua descrição).
Anão dourado: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Anão escudo: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Anão ártico (Inugaakalikurit): Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Anão selvagem: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Anão cinzento (duergar): Tamanho Pequeno, ND 1.
Urdunnir: Tamanho Pequeno, ND 2.
Elfo aquático: Tamanho Médio, ND 1/2.
Elfo alado (avariel): Tamanho Médio, ND ?.
Elfo lunar (elfo de prata): Tamanho Médio, ND 1/2.
Elfo solar (elfo dourado): Tamanho Médio, ND 1/2.
Elfo silvestre (elfo de cobre): Tamanho Médio, ND 1/2.
Elfo selvagem (elfo verde): Tamanho Médio, ND 1/2.
Elfo drow (elfo negro): Tamanho Médio, ND 1.
Meio-elfo: Tamanho Médio, ND 1/2.
Gnomo das rochas: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Gnomo das florestas: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Gnomo das profundezas (svierneblin): Tamanho Pequeno, ND 1.
Goblinóides são humanóides furtivos que vivem de caça e saque e que todos falam Goblin.
Bugbear:
Tamanho Médio, ND 2.
Goblin:
Tamanho Pequeno, ND 1/4.
Hobgoblin:
Tamanho Médio, ND 1/4.
Halfling coração-forte: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Halfling pés-leves: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Halfling fantasma: Tamanho Pequeno, ND 1/2.
Tamanho Médio, ND 1/2.
Estas criaturas são escamosas e costumam ter sangue frio. O subtipo reptiliano só é usado para descrever um conjunto de raças humanóides, não todos os animais e monstros que são répteis de fato.
Kobold:
Tamanho Pequeno, ND 1/6.
Lizardfolk
(Povo Lagarto): Tamanho Médio, ND 1.
Meio-orc: Tamanho Médio, ND 1/2.
Orc
das montanhas: Tamanho Médio, ND 1/2.
Orc cinzento: Tamanho Médio, ND 1/2.
Orog: Tamanho Médio, ND ?.
Humanóides monstruosos (monstrous humanoids) são similares a humanóides, mas com características monstruosas ou animalescas. Costumam também ter habilidades mágicas.
Qualidades: Um humanóide monstruoso possui as seguintes qualidades (a
menos que declarado em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: natureza.
Aaracokra:
Tamanho Médio, ND 1/2.
Dragonkin
(Parente de Dragão): Tamanho Grande, ND 3.
Grimlock:
Tamanho Médio, ND 1.
Kir-lanan: Tamanho Médio, ND 2.
Quaggoth:
Tamanho Médio, ND 3.
Um limo (ooze) é uma criatura amorfa ou mutável, geralmente demente.
Qualidades: Um limo possui as seguintes qualidades (a menos que declarado
em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: cavernas.
Gelatinous Cube (Cubo Gelatinoso): Tamanho Enorme, ND 3.
Mortos-vivos (undead) são criaturas mortas animadas por forças espirituais ou sobrenaturais.
Qualidades: Um morto-vivo possui as seguintes qualidades (a menos que
declarado em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: religião.
All-Consuming Hunger: Enxame, Tamanho Diminuto, ND 8.
Allip:
Incorpóreo, Tamanho Médio, ND 3.
Bodak: Extraplanar, Tamanho Médio, ND 8.
Deathbringer: Tamanho Grande, ND 17.
Death
Tyrant Beholder: Tamanho Grande, ND 13.
Ghoul
(Carniçal): Tamanho Médio, ND 1; Ghast: ND 3.
Shadow
(Sombra): Incorpóreo, Tamanho Médio, ND 3.
Wight
(Vulto): Tamanho Médio, ND 3.
Wraith
(Espectro): Incorpóreo, Tamanho Médio, ND 5.
Este tipo é composto das criaturas vegetais. Note que plantas normais, como as encontradas crescendo em jardins e campos, não têm valores de Sabedoria nem Carisma (ver Inabilidades, acima) e não são criaturas, mas sim objetos, mesmo sendo vivos.
Qualidades: Uma planta possui as seguintes qualidades (a menos que declarado
em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: natureza.
Assassin
Vine (Vinha Assassina): Tamanho Grande, ND 3.
Dark
Tree (Árvore Escura): Tamanho Enorme, ND 7.
Myconids:
Myconid Guard: Tamanho Médio, ND 4.
Shambling
Mound: Tamanho Grande, ND 6.
Tendriculos:
Tamanho Enorme, ND 6.
Treant:
Tamanho Enorme, ND 8.
Pragas (vermin) incluem insetos, aracnídeos, outros artrópodes, vermes e invertebrados similares.
Qualidades: Uma praga possui as seguintes qualidades (a menos que declarado
em contrário na sua descrição).
Perícia de Conhecimento: natureza.
Aranha Monstruosa: Média, ND 1; Grande, ND 2.
Escorpião Monstruoso: Miúdo, ND 1/4; Pequeno, ND 1/2; Médio, ND 1; Grande,
ND 2.
Sword
Spider: Tamanho Grande, ND 5.
Um "modelo" (template) não é um tipo de criatura, mas sim um conjunto de modificações que podem ser aplicadas a uma criatura de um daqueles tipos (uma criatura-base). Um modelo pode mudar qualquer coisa na criatura-base, inclusive tipo e subtipo.
Fiendish (Demoníaco/Diabólico): ND variável, tipo muda para Besta Mágica
se a criatura-base for um Animal.
Ghost
(Fantasma): ND +2, tipo muda para Morto-Vivo, ganha subtipo Incorpóreo.
Lycanthrope
(Licantropo): ND variável, ganha subtipo Metamorfo.
Skeleton
(Esqueleto): ND variável, tipo muda para Morto-Vivo.
Zombie
(Zumbi): ND variável, tipo muda para Morto-Vivo.