Epílogo

A cabeça do traidor Mïidort rola pelo chão e o sangue pinga do machado de Raargh. Os hérois se sentem aliviados pela maior vitória de suas vidas. Mas então se recordam quão negro este dia realmente é, pois um estimado amigo se revelou o pior dos inimigos, e agora até sua memória está corrompida. Nas sombras, jaz a cabeça decepada daquele que era seu amigo estimado e confiado, transformado num ser da mais terrível vontade maligna, um verdadeiro representante de Shar nas terras mortais. Olhando ao seu redor, são envolvidos em emoções confusas, questionando o valor de sua batalha e de toda a sua busca nestas profundezas corruptas. Da partida de Silverymoon até a transformação macabra, todos sentiram o tormento que rasgava a alma de Lelahel, uma premonição à desgraça que lhe rondava, inevitável. E hoje ela o encontrou, e o dominou. Shar não conquistará mais o mundo neste dia, e Mask roubou seu poder de volta, restaurando o equilíbrio... mas a que preço?

A cabeça do Profeta se desfaz em cinzas, mas não antes de perceberem manchas do que parecem ter sido lágrimas de sangue. Talindra, Khryse, Trevor, Raargh e Vallen sentem algo suave aparecer sutilmente na palma de suas cansadas mãos... São penas celestiais, emanando a presença reconfortante de seu finado amigo. Por um momento sublime, esquecem dos horrores que acabaram de viver, repletos de uma sensação de paz e de realização. O Lelahel que conheceram ainda mora em seus corações, e não lhes deixará esquecer disso.


Drizzt Do'Urden não consegue compartilhar de sua tranquilidade renovada. Três valorosos companheiros, com os quais dividiu muitas batalhas defendendo princípios comuns, desapareceram nas trevas onde um Escolhido de Shar e um Deus Caído confrontaram suas forças avassaladoras. Não é a primeira vez que perde pessoas queridas, muito pelo contrário... mas negro seria o dia em que realmente se acostumasse, pois nesse dia sua alma estaria morta.

Mas eis que o vazio interior diminui. As afiadíssimas orelhas élficas do vivido herói detectam vida. As densas sombras de Shar e o trovejar da batalha ocultaram as vidas que até agora resistem ao tentador conforto da morte. Drizzt finalmente encontra os corpos esmagados de Darlana, Ithil e Grahf, assolados pelo duelo de titãs, agora lutando por ar. "Trevor! Khryse! Qualquer um! Precisamos de cura aqui!!", clama o drow, tomado de esperança.


A jovem delicada e esbelta, alva como o inverno que se aproxima, parece estar em outro mundo enquanto alisa as penas contrastantes da ave negra. Subitamente, Mornsûl grasna e alça vôo no mesmo momento em que Uesley se levanta e salta bosque adentro, interrompendo o devaneio apreensivo de Lyren. "Não estaria... cedo demais?", indaga consigo mesma a jovem sacerdotisa de Mielikki, antes de seguir os animais.

Khryse, Rartli e Sargon estão de volta, junto com Talindra e Afaern, Trevor e o pégaso, Raargh, Essila, um novo Vallen, Rartli, Vast, Niriel, Drizzt e os inconscientes Darlana, Ithil e Grahf. Um largo sorriso corta a face de Lyren, mas logo hesita. "Onde está Lelahel... e Miidort?" A expressão em seus rostos é resposta suficiente.


Os campeões descansam no grande palácio de mármore de Silverymoon, convidados especiais da Alta Senhora de Luruar. Os criados de Alustriel certificam-se de lhes prover o melhor conforto que o palácio tem a oferecer. A Dama de Silverymoon deseja que recuperem suas energias enquanto atende a reuniões especiais. Não deverão deixar o palácio até sua reunião com Alustriel, e os luxos e maravilhas do palácio garantem seu interesse de esperar.