Esquema que mostra o quanto um personagem pode se mover numa ação de movimento Cada quadrado tem 1,5 metro de lado. Quando você anda dois quadrados diagonalmente, considera-se que você andou 3 quadrados. O esquema deixa isso claro. Cada anel representa um deslocamento de 1,5 metro, considerando que o personagem parte do centro branco. 1,5 METRO: O primeiro anel cinza-claro são as posições que ele pode pegar com um passo de 1,5 metro, a unidade mais básica de movimento. Se todo o deslocamento do combatente na rodada for um passo de 1,5m, esse pequeno ajuste de posição não provoca ataques de oportunidade por si. 3 METROS: O primeiro anel cinza-escuro. Criaturas com armas de haste ou que sejam tão grandes que seu ataque tem extensão maior podem atacar esse anel e também os quatro quadrados brancos no canto (que, para fins de movimento, são considerados 4,5m). Uma arma de haste não poderia ser usada pra atacar o anel cinza-claro, mas armas naturais extensas sim (como o golpe de um gigante). 4,5 METROS: O anel seguinte, branco. É o deslocamento máximo de um personagem pequeno (halfling, gnomo) que estiver com carga ou armadura média ou pesada. 6 METROS: O segundo anel cinza-claro. É o deslocamento máximo de um anão em qualquer circunstância, de personagem pequeno que estiver com carga ou armadrua leve ou nenhuma, e de um personagem médio que estiver com carga ou armadura média ou pesada. 7,5 METROS: O segundo anel cinza-escuro. 9 METROS: O segundo anel branco. É o máximo que um personagem médio (exceto anões) podem percorrer se estiverem com carga leve ou nenhuma. O espaço cinza-claro externo está além do que um típico personagem jogador pode percorrer com uma ação de movimento (isso sem contar bônus na movimentação, como os recebidos por bárbaros e monges ou qualquer um afetado pela magia Velocidade).