Ranger Alternativo

Insatisfeito com o Ranger convencional do Livro do Jogador de D&D3, Monte Cook, um dos escritores da Wizards of the Coast, resolveu lançar sua versão alternativa dessa classe de personagem. Sua insatisfação se devia ao fato de que as habilidades especiais contra inimigos preferidos do ranger só entram em cena quando o Mestre assim quiser ou permitir, em vez de quando o jogador quer, como, no caso citado por ele, as habilidades especiais do bárbaro. Nisso, eu concordo. O problema é que a classe resultante ficou poderosa demais: apesar do dado de vida abaixar para d8 e de não contar com Ambidestria e Lutar com Duas Armas ao usar armadura leve ou nenhuma, o ranger de Monte Cook conta com sete talento bônus ao longo de seus 20 níveis, bônus base de Reflexos tão alto quanto de Fortitude, 6 (+Int) pontos de perícia por nível e uma progressão de magias melhor. Com um ranger desses, quem é que vai querer ser guerreiro? Usar esse ranger não faz o menor sentido. Porém, eu gostei de algumas das idéias dele, e resolvi fazer meu próprio ranger alternativo, que já está sendo testado numa campanha de Forgotten Realms que estou mestrando. Confira:


Rangers têm as seguintes estatísticas de jogo.
Alinhamento: Qualquer um.
Dados de Vida: d8.

Perícias de Classe

As perícias de classe do ranger (e a habilidade-chave de cada perícia) são Adestrar Animais (Car), Cavalgar (Des), Concentração (Cons), Conhecimento (natureza) (Int), Cura (Sab), Empatia Animal (Car, perícia exclusiva), Escalar (For), Esconder-se (Des), Furtividade (Des), Ofício (Int), Observar (Sab), Ouvir (Sab), Natação (For), Procurar (Int), Profissão (Sab), Saltar (For), Senso de Direção (Sab), Sobrevivência (Sab) e Usar Corda (Des).
Pontos de Perícia no Nível 1: (6 + modificador de Int) x 4
Pontos de Perícia a Cada Nível Adicional: 6 + modificador de Int

Características de Classe

Tudo o que segue são características de classe do ranger.

Armas e Armadura: Um Ranger sabe usar todas as armas simples e marciais, armadura leve, armadura média e escudos. Note que usar armadura mais pesada que couro impõe uma penalidade às perícias de ranger Escalar, Esconder-se, Furtividade e Saltar. Testes de Natação também sofrem uma penalidade -1 para cada 2,5kg de armadura ou equipamento carregado.

Tabela: O Ranger

        Bônus Básico   Res.    Res.    Res.
Nível   de Ataque      Fort    Refl    Vont	Especial
-----   ------------   ----    ----    ----	--------
1       +1             +2      +0      +0	Talento bônus, Rastrear,
						1o. inimigo favorito 
2       +2             +3      +0      +0
3       +3             +3      +1      +1
4       +4             +4      +1      +1	
5       +5             +4      +1      +1	Talento bônus, 2o. inimigo favorito 
6       +6/+1          +5      +2      +2
7       +7/+2          +5      +2      +2
8       +8/+3          +6      +2      +2
9       +9/+4          +6      +3      +3	Talento bônus
10      +10/+5         +7      +3      +3	3o. inimigo favorito   
11      +11/+6/+1      +7      +3      +3
12      +12/+7/+2      +8      +4      +4
13      +13/+8/+3      +8      +4      +4	Talento bônus
14      +14/+9/+4      +9      +4      +4
15      +15/+10/+5     +9      +5      +5	4o. inimigo favorito
16      +16/+11/+6/+1  +10     +5      +5
17      +17/+12/+7/+2  +10     +5      +5	Talento bônus
18      +18/+13/+8/+3  +11     +6      +6
19      +19/+14/+9/+4  +11     +6      +6
20      +20/+15/+10/+5 +12     +6      +6	5o. inimigo favorito  

Tabela: Magias de Ranger por Dia

               ---Magias por Dia--
Nível          1       2       3       4
-----          -       -       -       -
1              -       -       -       -
2              -       -       -       -
3              -       -       -       -
4              0       -       -       -
5              0       -       -       -
6              1       -       -       -
7              1       -       -       -
8              1       0       -       -
9              1       0       -       -
10             1       1       -       -
11             1       1       0       -
12             1       1       1       -
13             1       1       1       -
14             2       1       1       0
15             2       1       1       1
16             2       2       1       1
17             2       2       2       1
18             3       2       2       1
19             3       3       3       2
20             3       3       3       3

Magias: A partir do 4o. nível, um ranger ganha a habilidade de lançar um pequeno número de magias divinas relacionadas à natureza e ao ermo. Para lançar uma magia, um ranger deve ter um escore de Sabedoria de pelo menos 10 + nível da magia. Magias bônus de ranger são baseadas em Sabedoria, e testes de resistência contra estas magias têm uma Classe de Dificuldade de 10 + nível da magia + modificador de Sabedoria.

Quando o ranger ganha 0 magias de um dado nível, como 0 magias de 1o. nível no 4o. nível, o ranger ganha apenas magias bônus. Um ranger sem uma magias bônus para esse nível não pode lançar uma magias desse nível. Um ranger tem acesso a qualquer magias na lista de magias de ranger e pode escolher livremente qual preparar, da mesma forma que um clérigo pode. Um ranger prepara e lança magias da mesma forma que um clérigo o faz (embora o ranger não possa usar lançamento espontâneo para lançar uma magia de curar no lugar de uma magias preparado).

Para todos os efeitos de magias que dependerem do nível de lançador (como com quantos Dados de Vida de animais ele ou ela pode fazer amizade com amizade animal), trate o ranger como se fosse de metade do seu nível, arredondado para baixo.

Rastrear: Um ranger ganha Rastrear como talento bônus.

Talentos Bônus: No nível 1, o ranger ganha um talento bônus além do talento que qualquer personagem de nível 1 ganha e do talento bônus dado a humanos. Um ranger ganha um talento bônus adicional no nível 5 e a cada quatro níveis daí em diante (9, 13 e 17).

Esses talentos bônus devem ser pegos da seguinte lista: Acuidade com Arma*, Ambidestria, Ataque a Inimigo Favorito, Ataque Crítico a Inimigo Favorito, Combate Montado (Arqueirismo Montado, Ataque Montado, Atropelar, Investida Implacável), Crítico Aprimorado, Crítico Favorito, Especialista (Ataque Giratório, Derrubar Aprimorado, Desarme Aprimorado), Esquiva (Mobilidade, Deslocamento), Foco em Arma*, Golpe Sobrenatural, Iniciativa Aprimorada, Inimigo Favorito Adicional, Lutar às Cegas, Lutar com Duas Armas (Lutar com Duas Armas Aprimorado, Lutar com Duas Armas Superior), Perito em Escudos, Reflexos de Combate, Saque Rápido, Tiro Certeiro (Precisão, Tiro Distante, Tiro em Movimento, Tiro Rápido) e Usar Arma Exótica.

Talentos que dependem de outros talentos estão listados entre parênteses no talento pré-requisitado. Um personagem pode escolher talentos marcados com um asterisco (*) mais de uma vez, mas deve ser para uma arma diferente a cada vez. Personagens ainda devem satisfazer todos os pré-requisitos para um talento, inclusive mínimos de valor de habilidade e de base de ataque.

Importante: Estes talentos são em adição aos talentos que um personagem de qualquer classe ganha a cada três níveis. O ranger não é limitado à lista dada aqui ao escolher tais talentos.

Inimigo Favorito: No nível 1, um ranger pode selecionar um tipo de criatura como inimigo favorito. (Somente rangers maus podem selecionar sua própria raça como inimigo favorito.) Graças ao seu estudo extensivo dos seus inimigos e treinamento nas técnicas apropriadas para combatê-los, o ranger ganha um bônus +1 a testes de Blefar, Observar, Ouvir, Sentir Motivação e Sobrevivência quando usando estas perícias contra este tipo de criatura.

Da mesma forma, rangers ganham o mesmo bônus a jogadas de dano por arma contra criaturas desse tipo. um ranger também ganha o bônus de dano com armas de alcance, mas apenas contra alvos dentre 9 metros (o ranger não pode atacar com precisão mortal além deste alcance). O bônus não se aplica a dano contra criaturas que são imunes a acertos críticos.

A cada cinco níveis (5, 10, 15 e 20), o ranger pode selecionar um novo inimigo favorecido, e o bônus associado a cada inimigo favorecido selecionado anteriormente aumenta por +1. Por exemplo, um ranger nível 15 teria quatro inimigos favoritos, com bônus de +4, +3, +2 e +1.

Lista de Inimigos Favoritos de Ranger

Tipo    		Exemplo
----			-------
Aberrações		Beholders
Animais			Ursos
Bestas			Corujas-ursos
Bestas Mágicas		Bestas deslocadoras
Construtos		Golems
Dragões			Dragões negros
Elementais		Xorns
Fadas			Dríades
Geléias			Cubos gelatinosos
Gigantes		Ogros
Metamorfos		Lobisomens
Mortos-vivos		Zumbis
Plantas			Entes
Pragas			Aranhas Gigantes
Tipo de Extraplanar	*
Tipo de Humanóide	*

* Rangers não podem selecionar "humanóide" nem "extraplanar" como inimigo favorito, mas podem selecionar um tipo de humanóide ou extraplanar definido mais estreitamente (como goblinóides, humanos ou humanóides reptilianos). Ver o Livro dos Monstros para mais informações sobre tipos de criaturas. Um ranger só pode selecionar sua própria raça como inimigo favorecido se for mau.