Índice:
"As regras sobre categorias de armas são baseadas na idéia de que a maioria das armas não parecem como versões menores ou maiores de outras armas, nem são usadas de uma mesma forma. A forma de uma espada longa reflete seu uso primário; não é simplesmente uma adaga grande. Esta variante sugere equivalências de armaspara DMs que queiram oferecer aos seus jogadores mais utilidade para armas de monstros. Se uma arma tem uma equivalente, um personagem proficiente na equivalente pode usar a arma sem penalidade." - Livro do Mestre.
Armas mágicas possuem o poder de se transformar numa versão mais apropriada para o usuário. Por exemplo, uma espada curta Grande ao ser empunhada por um personagem Médio transforma-se numa espada longa Média. Eis as transformações possíveis para armas básicas (pode haver mais transformações possíveis ao considerar armas de suplementos):
Normalmente, quando você empunha uma arma de haste (como uma lança longa ou um guisarme), a área que você ameaça forma um anel em vez de um círculo. Você ameaça vários quadrados afastados de você, mas não os quadrados adjacentes. Esta é a forma do jogo de representar os limites físicos da arma. Se a extremidade de ação da arma está no final de uma haste a mais de 1,5 metro de você, é bem difícil trazer essa extremidade contra um oponente bem próximo.
A maioria dessas armas, entretanto, possuem hastes bem fortes e não há razão para não poder usar a haste para bater em alguém. Também não há razão para que não possa empunhar a arma mais perto da extremidade. Para representar essas possibilidades, adicionamos a opção de um personagem usar uma arma de haste para atacar com seu alcance natural, mas com uma penalidade -4 nas jogadas de ataque e de dano. As penalidades simulam todas as dificuldades que o personagem efnrenta ao empregar a arma dessa forma, como bater com a haste ou bagunçar o equilíbrio normal da arma.
O modificador de Força do usuário é aplicado à jogada de dano, mas apenas 1/3 se for positivo. Existem chicotes feitos de materiais reforçados, permitindo aproveitar melhor o bônus de Força, disponíveis a um preço mais elevado.
A manopla não é uma arma propriamente dita. Essa luva reforçada, normalmente de metal, apenas permite causar dano letal em vez de não-letal com os punhos. Usar uma manopla com uma arma natural como uma garra (supondo que fosse fisicamente possível) seria redundante. Para todos os fins, um ataque com manopla é um ataque desarmado, então provoca ataques de oportunidade e causa dano desarmado, não dano próprio. Uma manopla obra-prima tem um bônus de melhoria +1 no dano em vez de no ataque e pode ser encantada como uma arma qualquer. Por exemplo, um monge de nível 6 usando uma manopla +2 na mão direita, ao atacar com o punho direito, causa dano 1d8 e tem um bônus de melhoria +2 nas jogadas de ataque e de dano. Já um guerreiro de nível 6 causaria apenas 1d3 pontos de dano e provocaria ataques de oportunidade ao atacar com essa manopla, mas também se beneficiaria do bônus de melhoria +2.
O custo e peso indicados são para uma única manopla. Armaduras médias e pesadas vêm com manoplas.
Abaixo, listas de todas as armas básicas e de suplementos que me importei em compilar. Armas com seus nomes em vermelho são versões minhas. Pré-requisitos de Força e Destreza são sugeridos para uso com variantes de grupos de armas, mas esse nível de complexidade não é recomendado.
Armas Simples | Preço | Dano (Pequeno) |
Dano (Médio) |
Crítico | Incremento de Alcance |
Peso1 | Tipo2 | Observações3 |
Ataques Desarmados | ||||||||
Golpe desarmado | — | 1d24 | 1d34 | x2 | — | — | I | |
Manopla | 2 po | 5 | 5 | 5 | — | 1 lb. | I | |
Armas Corpo-a-Corpo Leves | ||||||||
Adaga | 2 po | 1d3 | 1d4 | 19–20/x2 | 3 m. | 1 lb. | P/C | |
Adaga de punção | 2 po | 1d3 | 1d4 | x3 | — | 1 lb. | P | FOR 10 |
Foice leve; kama | 4 po | 1d4 | 1d6 | x2 | — | 2 lb. | C | DES 10, derrubar, monge |
Maça leve; siangham | 5 po | 1d4 | 1d6 | x2 | — | 4 lb. | I | FOR 10 |
Manopla espinhosa | 5 po | 1d3 | 1d4 | x2 | — | 1 lb. | P | FOR 10 |
Armas Corpo-a-Corpo de 1 Mão | ||||||||
Clava, tonfa (A) | — | 1d4 | 1d6 | x2 | 3 m. | 3 lb. | I | Monge |
Lança curta | 1 po | 1d4 | 1d6 | x2 | 6 m. | 3 lb. | P | DES 10 |
Maça-estrela | 8 po | 1d6 | 1d8 | x2 | — | 6 lb. | I&P | FOR 10 |
Maça | 12 po | 1d6 | 1d8 | x2 | — | 8 lb. | I | FOR 12 |
Armas Corpo-a-Corpo de 2 Mãos | ||||||||
Bordão | — | 1d4/1d4 | 1d6/1d6 | x2 | — | 4 lb. | I | monge |
Lança | 2 po | 1d6 | 1d8 | x3 | 6 m. | 6 lb. | P | DES 10 |
Lança longa | 5 po | 1d6 | 1d8 | x3 | — | 9 lb. | P | FOR 10, ataque a 2Q. |
Armas de Alcance | ||||||||
Azagaia | 1 po | 1d4 | 1d6 | x2 | 9 m. | 2 lb. | P | |
Besta pesada | 50 po | 1d8 | 1d10 | 19–20/x2 | 36 m. | 8 lb. | P | FOR 10 |
- Virotes de besta (10) | 1 po | — | — | — | — | 1 lb. | — | |
Besta leve | 35 po | 1d6 | 1d8 | 19–20/x2 | 24 m. | 4 lb. | P | |
- Virotes de besta (10) | 1 po | — | — | — | — | 1 lb. | — | |
Dardo | 5 sp | 1d3 | 1d4 | x2 | 6 m. | 1/2 lb. | P | DES 10 |
Funda | — | 1d3 | 1d4 | x2 | 15 m. | 0 lb. | I | DES 10 |
- Balas de funda (10) | 1 sp | — | — | — | — | 5 lb. | — | |
Zarabatana |
1 gp |
1 |
1 |
x2 |
3 m. |
2 lb. |
P |
|
- Agulhas de zarabatana (20) | 1 gp | — | — | — | — | — | — |
Armas Marciais | Preço | Dano (P) | Dano (M) | Crítico | Incremento de Alcance |
Peso1 | Tipo2 | Observações |
Armas Corpo-a-Corpo Leves | ||||||||
Escudo leve | Especial | 1d2 | 1d3 | x2 | — | Especial | I | DES 10 |
Escudo leve espinhoso | Especial | 1d3 | 1d4 | x2 | — | Especial | P | DES 10 |
Espada curta; drusus, espada borboleta, gladius, ninja-tou | 10 po | 1d4 | 1d6 | 19–20/x2 | — | 2 lb. | P/C | DES 10, monge |
Espinhos de armadura | Especial | 1d4 | 1d6 | x2 | — | Especial | P | DES 10 |
Kukri | 8 po | 1d3 | 1d4 | 18–20/x2 | — | 2 lb. | C | DES 10 |
Machadinha | 6 po | 1d4 | 1d6 | x3 | — | 3 lb. | C | DES 10 |
Machado de arremesso | 8 po | 1d4 | 1d6 | x2 | 3 m. | 2 lb. | C | DES 10 |
Martelo leve | 1 po | 1d3 | 1d4 | x2 | 6 m. | 2 lb. | I | DES 10 |
Picareta leve | 4 po | 1d3 | 1d4 | x4 | — | 3 lb. | P | FOR 10 |
Porrete | 1 po | 1d44 | 1d64 | x2 | — | 2 lb. | I | DES 10 |
Armas Corpo-a-Corpo de 1 Mão | ||||||||
Escudo pesado | Especial | 1d3 | 1d4 | x2 | — | Especial | I | FOR 10, DES 10 |
Escudo pesado espinhoso | Especial | 1d4 | 1d6 | x2 | — | Especial | P | FOR 10, DES 10 |
Espada longa; spatha, espada larga, falcione |
15 po | 1d6 | 1d8 | 19–20/x2 | — | 4 lb. | C/P | FOR 10, DES 10 |
Florete; rapier | 20 po | 1d4 | 1d6 | 18–20/x2 | — | 2 lb. | P | DES 12, finesse, +2 contra desarmar |
Khopesh (A) | 20 po | 1d6 | 1d8 | 19-20/x2 | — | 12 lb. | C | FOR 12, DES 10, derrubar |
Machado de batalha | 10 po | 1d6 | 1d8 | x3 | — | 6 lb. | C | FOR 12 |
Mangual | 8 po | 1d6 | 1d8 | x2 | — | 5 lb. | I | FOR 10, DES 10, desarmar +2 |
Martelo de guerra | 12 po | 1d6 | 1d8 | x3 | — | 5 lb. | I | FOR 12 |
Picareta pesada | 8 po | 1d4 | 1d6 | x4 | — | 6 lb. | P | FOR 12 |
Sabre; cutlass, tulwar | 20 po | 1d4 | 1d6 | 18–20/x2 | — | 3 lb. | C | DES 12, finesse, +2 contra desarmar |
Sabre montante; cimitarra, shamshir | 20 po | 2d2 | 2d3 | 18–20/x2 | — | 4 lb. | C | FOR 10, DES 10, ataque montado +1 |
Tridente | 15 po | 1d6 | 1d8 | x2 | 3 m. | 4 lb. | P | FOR 10, DES 10 |
Wakizashi | 50 po | 1d4 | 1d6 | 18-20/x2 | — | 2 lb. | C | DES 12, finesse, exótico leve |
Armas Corpo-a-Corpo de 2 Mãos | ||||||||
Alabarda | 10 po | 1d8 | 1d10 | x3 | — | 12 lb. | P/C | FOR 12 |
Clava pesada | 5 po | 1d8 | 1d10 | x2 | — | 8 lb. | I | FOR 10 |
Espada bastarda (claymore) | 35 po | 1d8 | 1d10 | 19–20/x2 | — | 6 lb. | C/P | FOR 12, DES 10, exótico 1 mão |
Espada montante (zweihander) | 50 po | 1d10 | 2d6 | 19–20/x2 | — | 8 lb. | C/P | FOR 12, DES 10 |
Glaive | 8 po | 1d8 | 1d10 | x3 | — | 10 lb. | C | FOR 12, ataque a 2Q |
Guisarme | 9 po | 1d6 | 2d4 | x3 | — | 12 lb. | C | FOR 12, ataque a 2Q |
Katana | 75 po | 1d6 | 2d4 | 18–20/x2 | — | 6 lb. | C | FOR 12, DES 10, exótico 1 mão |
Lança montante | 10 po | 1d6 | 1d8 | x3 | — | 10 lb. | P | FOR 12, ataque a 2Q |
Maça pesada | 25 po | 1d10 | 1d12 | x2 | — | 10 lb. | I | FOR 12, exótico 1 mão |
Machado de batalha anão | 30 po | 1d8 | 1d10 | x3 | — | 8 lb. | C | FOR 12, exótico 1 mão |
Machado pesado | 20 po | 1d10 | 1d12 | x3 | — | 12 lb. | C | FOR 14 |
Malho (W) | 15 po | 1d8 | 1d10 | x3 | — | 20 lb. | I | FOR 14, exótico 1 mão |
Mangual pesado | 15 po | 1d8 | 1d10 | 19–20/x2 | — | 10 lb. | I | FOR 12, DES 12, desarmar +2 |
Martelo lucerne (A) | 12 po | 1d6 | 2d4 | x4 | — | 10 lb. | P | FOR 14, ataque a 2Q |
Nagamaki (O) | 8 po |
1d6 | 2d4 | x3 | — | 10 lb. | C | FOR 12 |
Naginata (O) | 10 po |
1d8 | 1d10 | x3 | — | 15 lb. | C | FOR 14, ataque a 2Q |
Picareta terrível (W) | 30 po | 1d6 | 1d8 | x4 | — | 12 lb. | P | FOR 14, exótico 1 mão |
Ranseur | 10 po | 1d6 | 2d4 | x3 | — | 12 lb. | P | FOR 12, desarmar +2, ataque a 2Q |
Armas de Alcance | ||||||||
Arco curto | 30 po | 1d4 | 1d6 | x3 | 18 m. | 2 lb. | P | DES 10 |
- Flechas (20) | 1 po | — | — | — | — | 3 lb. | — | |
Arco curto composto | 75 po | 1d4 | 1d6 | x3 | 21 m. | 2 lb. | P | DES 10 |
- Flechas (20) | 1 po | — | — | — | — | 3 lb. | — | |
Arco longo | 75 po | 1d6 | 1d8 | x3 | 30 m. | 3 lb. | P | FOR 10, DES 12 |
- Flechas (20) | 1 po | — | — | — | — | 3 lb. | — | |
Arco longo composto | 100 po | 1d6 | 1d8 | x3 | 33 m. | 3 lb. | P | FOR 10, DES 12 |
- Flechas (20) | 1 po | — | — | — | — | 3 lb. | — |
Armas Exóticas | Preço | Dano (P) | Dano (M) | Crítico | Incremento de Alcance |
Peso1 | Tipo2 | Observações |
Armas Corpo-a-Corpo Leves | ||||||||
Adaga tripla (A) | 10 po | 1d3 | 1d4 | 19-20/x2 | — | 1 lb. | P | DES 10, desarmar +3 |
Braçadeira-garra (A) | 30 po | 1d3 | 1d4 | 19-20/x2 | — | 2 lb. | P | DES 10 |
Manopla defensiva (A) | 10 po |
Especial | Especial | Especial | — | 4 lb. | I | DES 10 |
Faca de cotoco (A) | 8 po | 1d3 | 1d4 | 19-20/x2 | — | 2 lb. | P | DES 10 |
Faca tartaruga dos gnomos (W) | 10 po | 1d4 | 1d6 | 19-20/x2 | — | 3 lb. | P | DES 10, escudo +1, penalidade -1, falha arcana 5% |
Florete élfico (W) | 50 po | 1d4 | 1d6 | 18-20/x2 | — | 1 lb. | P | DES 12, finesse |
Garra de pantera (A) | 75 po | 1d3 | 1d4 | x3 | — | 3 lb. | P&C | FOR 10, DES 10, desarmar +4 |
Garras de tigre (nekode) (A), bagh nakh | 5 po | 1d3 | 1d4 | x2 | — | 2 lb. | P | monge, escalar +1 |
Jitte (O) | 5 pr |
1d3 | 1d4 | 20/x2 | — | 2 lb. | I | DES 10, desarmar +2, monge |
Leque de batalha (A) | 30 po |
1d4 | 1d6 | x3 | — | 3 lb. | C | DES 10 |
Machado-broquel dos anões (W) | 20 po | 1d4 | 1d6 | x3 | — | 4 lb. | C | FOR 10, escudo +1, penalidade -1, falha arcana 5% |
Manopla de navalhas (A) | 30 po |
1d4 | 1d6 | 19-20/x2 | — | 4 lb. | C | FOR 10 |
Nunchaku | 2 po | 1d4 | 1d6 | x2 | — | 2 lb. | I | DES 10, desarmar +2, monge |
Sapara (A) | 15 po |
1d4 | 1d6 | 19-20/x2 | — | 6 lb. | C | FOR 10, derrubar |
Sai | 1 po | 1d3 | 1d4 | x2 | 3 m. | 1 lb. | I | DES 10, desarmar +4, monge |
Armas Corpo-a-Corpo de 1 Mão | ||||||||
Açoite (W) | 20 po | 1d6 | 1d8 | x2 | — | 2 lb. | C | DES 10, desarmar +2 |
Chicote (FOR 1/3) | 1 po | 1d24 | 1d34 | x2 | — | 2 lb. | C | DES 10, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Chicote reforçado (FOR 1/2) | 100 po | 1d24 | 1d34 | x2 | — | 2 lb. | C | DES 10, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Chicote reforçado (FOR 2/3) | 200 po | 1d24 | 1d34 | x2 | — | 2 lb. | C | DES 10, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Chicote reforçado (FOR 1/1) | 300 po | 1d24 | 1d34 | x2 | — | 2 lb. | C | DES 10, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Chicote com adaga (FOR 1/3) (A) | 25 po |
1d4 | 1d6 | 19-20/x2 | — | 3 lb. | C | DES 12, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Chicote com adaga reforçado (FOR 1/2) (A) | 125 po |
1d4 | 1d6 | 19-20/x2 | — | 3 lb. | C | DES 12, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Chicote com adaga reforçado (FOR 2/3) (A) | 225 po |
1d4 | 1d6 | 19-20/x2 | — | 3 lb. | C | DES 12, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Chicote com adaga reforçado (FOR 1/1) (A) | 325 po |
1d4 | 1d6 | 19-20/x2 | — | 3 lb. | C | DES 12, derrubar, desarmar +2, ataque até 3Q |
Corrente-e-adaga (A) | 4 po | 1d3 | 1d4 | 19-20/x2 | — | 3 lb. | P | FOR 10, DES 12, desarmar +2, derrubar |
Corrente-chicote (kau sin ke) (O) | 15 po |
1d6 | 1d8 | x2 | — | 3 lb. | I | FOR 10, DES 10 |
Corrente com gancho (kawanaga) (O) | 10 po |
1d2/1d2 | 1d3/1d3 | x2 | — | 1 lb. | C/I | DES 12, ataque a 2Q, dupla até 1Q ou singular até 2Q, derrubar, desarmar +2, finesse |
Espada longa de mercúrio (A) | 400 po |
1d6 | 1d8 | x4 | — | 6 lb. | C | FOR 14, DES 10 |
Florete élfico longo (W) | 100 po | 1d6 | 1d8 | 18-20/x2 | — | 3 lb. | P | DES 14, finesse | Armas Corpo-a-Corpo de 2 Mãos |
Apanhador (W) | 20 po | 1d34 | 1d44 | x2 | — | 8 lb. | I | DES 12, ataque a 2Q |
Bastão triplo (A) | 4 po |
1d6 | 1d8 | x3 | — | 8 lb. | I | DES 12, monge |
Corrente (manriki-gusari) (O) | 5 po |
1d4/1d4 | 1d6/1d6 | x2 | — | 5 lb. | I | FOR 10, DES 12, dupla até 1Q ou singular até 2Q, derrubar, desarmar +2, finesse |
Corrente com foice (kusari-gama) | 10 po |
1d4 | 1d6 | x2 | — | 3 lb. | C | FOR 12, DES 14, ataque até 2Q, derrubar, desarmar +2, finesse |
Corrente espinhosa | 25 po | 1d6 | 2d4 | x2 | — | 10 lb. | P | FOR 12, DES 14, ataque até 2Q, derrubar, desarmar +2, finesse |
Duom (A) | 20 po | 1d6 | 1d8 | x3 | — | 8 lb. | P | FOR 12, ataque a 2Q |
Espada pesada de mercúrio (A) | 600 po | 1d10 | 2d6 | x4 | — | 17 lb. | C | FOR 16 |
Espada dupla | 100 po | 1d6/1d6 | 1d8/1d8 | 19–20/x2 | — | 10 lb. | C | FOR 12, DES 10 |
Gyrspike (A) | 90 po | 1d6/1d6 | 1d8/1d8 | 19-20/x2 | — | 20 lb. | I/C | FOR 14, DES 10, desarmar +2, derrubar |
Lajatang (W) | 90 po | 1d6/1d6 | 1d8/1d8 | x2 | — | 7 lb. | C | FOR 10, DES 10, monge |
Lança-chicote (chijiriki) (O) | 8 po |
1d4/1d3 | 1d6/1d4 | x2 | — | 3 lb. | P/I | DES 12, derrubar |
Lança suprema (W) | 25 po | 1d10 | 2d6 | x3 | 3 m. | 9 lb. | P | FOR 12, DES 10, ataque a 2Q |
Maça dupla (A) | 125 po | 1d6/1d6 | 1d8/1d8 | x2 | — | 25 lb. | I | FOR 14 |
Machado de haste pesado (W) | 20 po | 1d10 | 2d6 | x3 | — | 15 lb. | P/C | FOR 14, ataque a 2Q |
Machado duplo orc | 60 po | 1d6/1d6 | 1d8/1d8 | x3 | — | 15 lb. | C | FOR 12 |
Mangual terrível | 90 po | 1d6/1d6 | 1d8/1d8 | x2 | — | 10 lb. | I | FOR 10, DES 12, desarmar +2 |
Manti (A) | 15 po | 1d6 | 1d8 | x3 | — | 9 lb. | P | DES 12 |
Martelo duplo (W) | 70 po | 1d6/1d6 | 1d8/1d8 | x3 | — | 18 lb. | I | FOR 14 |
Martelo-gancho gnomo | 20 po | 1d6/1d4 | 1d8/1d6 | x3/x4 | — | 6 lb. | I&P | DES 12, derrubar |
Sabre duplo (A) | 125 po | 1d4/1d4 | 1d6/1d6 | 18-20/x2 | — | 10 lb. | C | FOR 12, DES 12 |
Sang kaw (O) | 95 po |
1d6/1d6 | 1d8/1d8 | x3 | — | 10 lb. | P | FOR 10, DES 12, (escudo +1), ataque a 2Q |
Sasumata (O) | 8 po | 1d3 | 1d4 | x2 | — | 8 lb. | I | FOR 10, DES 10, ataque a 2Q |
Shikomu-zue (O) | 12 po | 1d6 | 1d8 | x3 | — | 5 lb. | P | FOR 10, DES 10 |
Sodegarami (O) | 4 po |
1d3 | 1d4 | x2 | — | 5 lb. | P | FOR 10, DES 10 |
Urgrosh anão | 50 po | 1d6/1d4 | 1d8/1d6 | x3 | — | 12 lb. | C/P | FOR 12, DES 10 |
Armas de Alcance | ||||||||
Arco duplo élfico (A) |
1000 po |
1d6 |
1d8 |
x3 |
27 m. |
3 lb. |
P |
FOR 10, DES 16 |
Arco supremo (W) |
150 po |
1d8 |
1d10 |
x3 |
36 m. |
6 lb. |
P |
FOR 10, DES 14 |
Arco supremo composto (W) |
200 po |
1d8 |
1d10 |
x3 |
39 m. |
6 lb. |
P |
FOR 10, DES 14 |
Azagaia giratória (A) |
2 po |
1d6 |
1d8 |
19-20/x2 |
15 m. |
2 lb. |
P |
FOR 10, DES 12 |
Besta leve de repetição | 250 po | 1d6 | 1d8 | 19–20/x2 | 24 m. | 6 lb. | P | |
- Virotes (5) | 1 po | — | — | — | — | 1 lb. | — | |
Besta de mão | 100 po | 1d3 | 1d4 | 19–20/x2 | 9 m. | 2 lb. | P | |
- Virotes (10) | 1 po | — | — | — | — | 1 lb. | — | |
Besta pesada de repetição | 400 po | 1d8 | 1d10 | 19–20/x2 | 36 m. | 12 lb. | P | FOR 10 |
- Virotes (5) | 1 po | — | — | — | — | 1 lb. | — | |
Besta suprema (A) | 100 po |
1d10 | 1d12 | 19-20/x2 | 45 m. | 15 lb. | P | FOR 12, DES 10 |
Bola de ferro orc (A) | 10 po |
— | 2d6 | 19-20/x3 | 3 m. | 15 lb. | I | FOR 14 |
Boleadeira | 5 po | 1d34 | 1d44 | x2 | 3 m. | 2 lb. | I | DES 12, derrubar |
Boleadeira farpada (W) | 10 po |
1d3 | 1d4 | x2 | 3 m. | 3 lb. | P | DES 12 |
Bumerangue | 10 po |
1d34 | 1d44 | x2 | 6 m. | 2 lb. | I | DES 12 |
Calculus gnomo (A) | 50
po |
— | — | — | 15 m. | 2 lb. | — | DES 12 |
Chakram (A) | 15
po |
1d3 | 1d4 | x3 | 9 m. | 2 lb. | C | DES 12 |
Ferro de arremesso (A) | 8 po |
1d4 | 1d6 | x3 | 3 m. | 3 lb. | C | FOR 10, DES 12 |
Fukimi-bari (5) (A) | 1 po |
1 | 1d2 | x2 | 1,5 m. | 1/10 lb. | P | FOR 10, DES 10 |
Manopla de disparo (A) | 200 po |
1d3 | 1d4 | x2 | 6 m. | 4 lb. | P | DES 12 |
Rede | 20 po | — | — | — | 3 m. | 6 lb. | — | DES 10 |
Ricochete halfling (A) |
3 po |
1d3 | 1d4 | x2 | 3 m. | 1/4 lb. | I | DES 12 |
Shuriken (5) | 1 po | 1 | 1d2 | x2 | 3 m. | 1/2 lb. | P | DES 12, monge |
Zarabatana superior (W) | 15 po |
1d2 | 1d3 | x2 | 3 m. | 2 lb. | P | FOR 10 |
- Dardos (10) | 1 gp | — | — | — | — | 1/2 lb. | — |
(A): Arms & Equipment Guide; (O): Oriental Adventures; (W): Complete Warrior.
1 O peso indicado corresponde a armas Médias. Uma arma Pequena
pesa metade, e uma arma Grande pesa o dobro. 1 lb. corresponde a cerca de 0,5
kg.
2 C: corte; I: Impacto; P: perfuração. Quando dois tipos são dados, a
arma é de ambos os tipos se especificar "e", ou um dos tipos (escolha do
jogador) se disser "ou".
3 Valores de FOR ou DES são pré-requisitos para ser considerado proficiente com a
arma. Os pré-requisitos de FOR correspondem a armas Médias; para armas de
outros tamanhos, modifique como segue: Mínimo -16, Diminuto -8, Miúdo -4,
Pequeno -2, Grande +2, Enorme +4, Gigantesco +8, Colossal +16.
Ataque até X Q significa que a arma permite atacar mais longe que o normal. 1 Q = 1,5 metro.
Ataque a X Q significa que a arma permite atacar mais longe que o normal,
mas não atacar oponentes adjacentes ao personagem. 1 Q = 1,5 metro.
Derrubar +X indica que a arma pode ser usada para derrubar o oponente com um bônus X na disputa e que, se o personagem falhar,
pode largar a arma para evitar ser derrubado como contra-ataque.
Desarmar +X indica que, ao usar a arma,
você ganha um bônus X nas jogadas de ataque resistidas para desarmar um oponente
(inclusive a jogada para evitar ser desarmado se o ataque falhar).
Finesse indica que qualquer personagem proficiente com a arma pode usar o modificador de Destreza
em vez de Força nas jogadas de ataque com a arma (no sistema oficial,
isto requer o talento Finesse com Armas, mas não na minha campanha) e a arma não recebe bônus de dano por ser empunhada
com duas mãos, nem por uso do talento Ataque Poderoso.
Monge indica que um monge pode usar a Rajada de Golpes com a arma.
Notas entre parênteses são condicionais, ou seja, nem sempre se aplicam
(ver descrição completa da arma).
4 A arma causa dano não-letal em vez de dano
letal.
5 Ver Manoplas.