Esta página foi escrita por Estêvão Chaves Monteiro e usa a Open Gaming License versão 1.0a.


Ajustes nos Talentos

Acelerar Magia: Tem como pré-requisitos Magia sem Gestos, Magia Silenciosa e Dispensar Materiais, mas modifica o nível por apenas +3.

Finesse com Armas: Os benefícios deste talento merecem ser incorporados à mecânica fundamental de combate (ou seja, não ser necessário escolher esse talento). Não vejo sentido em um personagem ser mais ágil do que é forte e tentar atacar com Força em vez de Destreza, mesmo sem treinamento. Fazê-lo não deveria necessitar dispensar um talento, pois se um personagem for proficiente com uma arma, significa que sabe usá-la bem com sua Força e Destreza e, mesmo que não for proficiente, a penalidade -4 nas jogadas de ataque é suficiente.

Em D&D3.5, o bônus de Foco Mágico foi reduzido de +2 para +1. "O pessoal de pesquisa & desenvolvimento sentiu que mesmo sem as outras habilidades que melhoram CD, Foco Mágico e Foco Mágico Aprimorado simplesmente eram potentes demais para as magias de 'tudo ou nada'", disse o desenvolvedor Andy Collins em um de seus Fóruns. Revelou que "realmente, o problema é FMA. Se não existisse, FM em +2 provavelmente estaria bom. Mas não poderíamos realmente 'tirar' um talento a esta altura, então fizemos a segunda melhor coisa que é colocar FMA no Livro do Jogador e diminuir a ambos." Por fim, falou que "Se você proibir FMA no seu jogo, é quase certo que fique bem deixar FM em +2." Em outras palavras, a escolha priorizou a consistência e compatibilidade entre as duas versões do sistema em vez da coerência no contexto exclusivo da nova versão, pois em termos de publicação é mais efetivo republicar os dois talentos mais fracos do que especificamente excluir o Foco Mágico Aprimorado. Eu particularmente acho que Foco Mágico dar apenas +1 fica desvalorizado demais diante de tantos outros talentos interessantes, especialmente precisando especificar uma escola da magia. Recomendo que Foco Mágico Aprimorado seja banido e Foco Mágico continue em +2.

Magias em Combate (+4 em testes de Concentração somente em situações de combate) merece ser excluído do sistema, substituído por Foco em Perícia (Concentração) (+3 em TODOS os testes de Concentração). Na terceira edição original, Foco em Perícia dava apenas +2, então Magias em Combate em +4 tinha razão de ser, mas não agora que Foco em Perícia dá +3. Ainda haveria a vantagem dos dois talentos se somarem, mas talentos tendem a ser muito mais escassos do que pontos de perícia e não há necessidade de tal exagero.

Saque Rápido dá o benefício adicional de +4 no teste resistido de Agarrão para sacar uma arma leve.

Esquiva [Geral]

Você é perito em evitar ataques.
Pré-requisitos: Des 13.
Benefícios: Você tem um bônus de esquiva +1 na CA sempre que puder usar seu bônus de Destreza na CA.

Prodígio Mágico [Geral]

As tuas magias são especialmente potentes.
Pré-requisitos: Capacidade de usar magias ou habilidades similares a magias.
Benefícios: Você tem +1 na CD para resistir a todas as suas magias e habilidades similares a magias.
Especial: Este talento só pode ser escolhido no 1º nível.


Variante: Progressões de Talentos

Alguns talentos claramente são aprimoramentos diretos de um ou mais talentos mais simples. Decidi que, uma vez cumpridos os pré-requisitos, um personagem adquire tais talentos automaticamente como um upgrade aos originais. Por exemplo, se um mago pegar Vitalidade (que dá +3 PV) no primeiro nível, quando seu bônus base de Fortitude se tornar +2 (no 6º nível), o talento é substituído por Vitalidade Aprimorada (que dá +1 PV por dado de vida); se um ranger pegar Tiro Afiado (ignora metade de bônus por cobertura), ganhará Tiro Precisão Aprimorada quando seu bônus base de ataque se tornar +11 e sua Destreza se tornar 19; um monge que tiver Sabedoria 13 ou mais (e qual não teria?) e pegar Quebrar Aprimorado ganhará também Ataque Garra de Águia (adiciona o modificador de Sabedoria ao dano contra objetos). Segue uma relação de upgrades estabelecidos (outros podem ser sugeridos).

Talento Bônus Pré-requisitos
Arremesso Defensivo Des 13, Reflexos de Combate, Esquiva, Derrubar Aprimorado, Golpe Desarmado Aprimorado
Ataque Deitado Des 15, Reflexos Rápidos, bônus base de ataque +2
Ataque Giratório Des 13, Int 13, Esquiva, Mobilidade, Especialização em Combate, bônus base de ataque +4
Defesa com Duas Armas Aprimorada Des 17, Lutar com Duas Armas, Defesa com Duas Armas, bônus base de ataque +6
Defesa com Duas Armas Superior Des 19, Lutar com Duas Armas, Lutar com Duas Armas Aprimorado, Defesa com Duas Armas, bônus base de ataque +11
Deft Strike Int 13, 10 graduações em Observar, Especialização em Combate, ataque furtivo
Especialização em Armas Superior Proficiência com o grupo de armas escolhido, Foco em Armas com o grupo de armas escolhido, Especialização em Armas com o grupo de armas escolhido, 12 º nível de guerreiro
Especialização em Magias de Disparo Foco em Armas (magias de disparo), nível de conjurador 4
Especialização em Magias de Toque Foco em Armas (magias de toque), nível de conjurador 4
Flick of the Wrist Des 17, 5 graduações em Punga, Saque Rápido
Foco em Armas Superior Proficiência com o grupo de armas escolhido, Foco em Armas com o grupo de armas escolhido, 8º nível de guerreiro
Golpe Defensivo Des 13, Int 13, Esquiva, Especialista em Combate, bônus base de Reflexos +3
Golpe Kármico Des 13, Int 13, Esquiva, Especialista em Combate, bônus base de Vontade +3
Grito Kiai Superior Car 13, Grito Kiai, bônus base de ataque +9
Precisão Aprimorada Des 19, Tiro Certeiro, Precisão, Tiro Afiado, bônus base de ataque +11
Tiro em Movimento Des 13, Esquiva, Mobilidade, Tiro Certeiro, bônus base de ataque +4
Tiro Rápido Aprimorado Tiro Certeiro, Tiro Rápido, Tiro Múltiplo
Vitalidade Aprimorada Vitalidade, bônus base de Fortitude +2