Talentos Gerias
Grupo Combate em Carruagem

Estes talentos são Combate em Carruagem e seus derivados. Todos requerem graduações na perícia Adestrar Animais.


Combate em Carruagem [Geral]

Você é hábil em combate em carruagens.

Pré-requisito: Perícia Adestrar Animais

Benefício: Uma vez por rodada quando um de seus cavalos é atingido, você pode fazer um teste de Adestrar Animais para anular o acerto. O acerto é anulado se seu teste de Adestrar Animais for maior que a jogada de ataque (essencialmente, o teste de Adestrar Animais se torna a classe de Armadura do cavalo se for maior que sua CA normal).


Arqueirismo em Carruagem [Geral]

Você é hábil em usar armas de alcance numa carruagem.

Pré-requisitos: Combate em Carruagem, perícia Adestrar Animais.

Benefício: A penalidade que você sofre ao usar uma arma de alcance na carruagem é diminuída pela metade: -2 em vez de -4 se sua carruagem estiver fazendo um deslocamento dobrado, e -4 em vez de -8 se suas montarias estiverem correndo.

Ataque Lateral de Carruagem [Geral]

Você é hábil em usar as foices da sua carruagem contra inimigos.

Pré-requisito: Combate em Carruagem, perícia Adestrar Animais.

Benefício: Com uma ação de investida, você pode manobrar sua carruagem para perto de um inimigo, atacar, atacar de lado com as foices da carruagem (assumindo que ela as tenha), e afastar-se novamente. Você deve continuar em linha reta da investida com seu deslocamento, e seu deslocamento total na rodada não pode exceder o dobro do deslocamento da carruagem. Nem você nem seus cavalos provocam um ataque de oportunidade pelo oponente se você estiver atacando de lado.

Atropelar em Carruagem [Geral]

Você é treinado em usar sua carruagem para nocautear oponentes.

Pré-requisito: Combate em Carruagem, perícia Adestrar Animais.

Benefício: Quando você tenta atravessar um oponente com sua carruagem, o alvo não pode escolher te evitar. Se você nocautear o alvo, seus cavalos fazem cada um ataque por coice contra o oponente, ganhando o bônus +4 convencional a jogadas de ataque contra alvos caídos. As rodas da carruagem causam mais 2d6 pontos de dano automaticamente, mas você deve fazer um teste de Adestrar Animais (CD depende varia com o tamanho do oponente) ou capotar a carruagem. Veja a tabela abaixo para exemplos de CDs.

Item atingido ou atropelado		CD
---------------------------		--
Arbustos leves			10
Tronco				10
Terreno lamacento			10
Pedestre Pequeno			10
Pedestre Médio			15
Pedestre Grande (inclusive cavalo)	20
Cerca de madeira			20
Arbustos densos			20
Cerca viva			25
Outra carruagem, lado ou traseira	25
Outra carruagem, de frente		30

Investir com Carruagem [Geral]

Você é hábil em investir com sua carruagem.

Pré-requisito: Combate em Carruagem, Ataque Lateral em Carruagem, perícia Adestrar Animais.

Benefício: Quando a bordo de uma carruagem e usando a ação investida, você causa o dobro do dano com uma arma corpo-a-corpo (ou o triplo do dano com uma lança de cavalaria ou lança longa).