Estes talentos são Esquiva e seus derivados. Alguns talentos podem derivar-se de outros e aparecer em vários grupos ao mesmo tempo.
Dodge, do Player's Handbook
Você é hábil em esquivar-se de ataques.
Pré-requisito: Des 13+.
Benefício: Durante a ação do personagem, o personagem designa um oponente e recebe um bônus de esquiva +1 a Classe de Armadura contra ataques desse oponente. O personagem pode selecionar um novo oponente a qualquer ação. Nota: Uma condição que faz o personagem perder seu bônus de Destreza a Classe de Armadura (se houver) também faz o personagem perder bônus de esquiva. Além disso, bônus de esquiva se acumulam entre si, diferente da maioria dos outros tipos de bônus.
Defensive Strike, do Oriental Adventures
Você pode tornar uma defesa forte um ataque poderoso. Este talento é chamado musubi em Rokugan.
Pré-requisito: Int 13+, Especialista, Des 13+, Esquiva.
Benefício: Se um oponente te atacar e errar enquanto você estiver usando a ação defesa total, você pode atacar esse oponente no seu próximo turno com um bônus +4 à sua jogada de ataque. Você não ganha bônus nenhum contra um oponente que não te atacar nem contra um oponente que atacar mas não errar.
Whirlwind Attack, do Player's Handbook
Você pode atacar oponentes próximos num incrível ataque giratório.
Pré-requisitos: Int 13+, Des 13+, bônus de ataque básico +4 ou maior, Deslocamento, Esquiva, Mobilidade, Especialista.
Benefício: Quando o personagem realiza a ação de ataque total, ele pode desistir de todos os ataques normais e ao invés fazer um ataque corpo-a-corpo ao bônus de ataque básico máximo contra cada oponente dentre 1,5 m.
Karmic Strike, do Oriental Adventures
Você aprendeu a atacar quando seu oponente está mais vulnerável: no mesmo instante que ele te ataca. Este talento também é chamado ai uchi.
Pré-requisitos: Des 13+, Esquiva.
Benefício: Você pode fazer um ataque de oportunidade contra um oponente que te acertar em combate corpo-a-corpo. Você toma uma penalidade -4 à sua Classe de Armadura, em troca da habilidade de fazer um ataque de oportunidade contra qualquer criatura que fizer contra você uma jogada bem-sucedida de ataque corpo-a-corpo ou de ataque corpo-a-corpo por toque. O oponente que te acertar deve estar na sua área ameaçada, e este talento não te dá mais ataques de oportunidade do que normalmente lhe são permitidos numa rodada. Se você acertar com seu ataque de oportunidade, você e seu oponente causam e tomam dano simultaneamente. Você especifica no seu turno que você está ativando este talento, e a mudança à sua Classe de Armadura e à sua habilidade de fazer um ataque kármico dura até seu próximo turno.
Spring Attack, do Player's Handbook
Você é treinado em rápidos ataques corpo-a-corpo e trabalho com os pés especial.
Pré-requisitos: Des 13+, Esquiva, Mobilidade, bônus de ataque básico +4 ou maior.
Benefício: Quando usando a ação de ataque com uma arma corpo-a-corpo, o personagem pode deslocar-se tanto antes quanto depois do ataque, desde que a distância total percorrida não seja maior que seu deslocamento. Deslocar-se assim não provoca um ataque de oportunidade do defensor que o personagem ataca. O personagem não pode usar este talento se estiver em armadura pesada.
Great Throw, do Oriental Adventures
Você pode arremessar seus oponentes ao chão, escolhendo onde caem e causando dano no processo.
Pré-requisitos: Ataque Desarmado Aprimorado, Destreza 13+, Esquiva, Derrubar Aprimorado, Reflexos de Combate.
Benefício: Quando você fizer um ataque de derrubar bem-sucedido contra uma criatura não maior que você, você pode escolher onde a criatura cai, dentro da área que você ameaça. Além disso, você causa seu dano de ataque desarmado normal ao oponente. A movimentação da criatura não provoca ataques de oportunidade, não importa o quão longe você a mova. Ao usar esta opção, entretanto, você não pode fazer um ataque corpo-a-corpo subsequente usando o talento Derrubar Aprimorado.
Defensive Throw, do Oriental Adventures
Você pode usar o peso, força e ímpeto de seu oponente contra ele, desviando seu ataque e atirando-o ao chão.
Pré-requisitos: Des 13+, Ataque Desarmado Aprimorado, Esquiva, Derrubar Aprimorado, Reflexos de Combate.
Benefício: Se o oponente que você escolheu para ganhar seu bônus a CA pelo talento Esquiva te atacar e errar, você pode fazer um ataque imediato de derrubar aprimorado contra esse oponente. Esta tentativa conta contra seus ataques de oportunidades permitidos para essa rodada.
Mobility, do Player's Handbook
Você é hábil em evitar ataques ao passar por oponentes.
Pré-requisitos: Des 13+, Esquiva.
Benefício: O personagem ganha um bônus de esquiva +4 a Classe de Armadura contra ataques de oportunidade causados quando o personagem desloca-se para fora ou através de uma área ameaçada. Nota: Uma condição que faz o personagem perder o bônus de Destreza a Classe de Armadura (se houver) também o faz perder bônus de esquiva. Além disto, bônus de esquiva se acumulam entre si, diferente da maioria dos tipos de bônus.
Shot on the Run, do Player's Handbook
Você é altamente treinado em táticas de escaramuça com armas de alcance.
Pré-requisitos: Tiro Certeiro, Des 13+, Esquiva, Mobilidade.
Benefício: Quando usando a ação de ataque com uma arma de alcance, o personagem pode deslocar-se tanto antes quanto depois do ataque, desde que sua distância total percorrida não seja maior que seu deslocamento.