Talentos Gerais
Grupo Esquiva

Estes talentos são Esquiva e seus derivados. Alguns talentos podem derivar-se de outros e aparecer em vários grupos ao mesmo tempo.


Esquiva [Geral, Guerreiro]

Dodge, do Player's Handbook

Você é hábil em esquivar-se de ataques.

Pré-requisito: Des 13+.

Benefício: Durante a ação do personagem, o personagem designa um oponente e recebe um bônus de esquiva +1 a Classe de Armadura contra ataques desse oponente. O personagem pode selecionar um novo oponente a qualquer ação. Nota: Uma condição que faz o personagem perder seu bônus de Destreza a Classe de Armadura (se houver) também faz o personagem perder bônus de esquiva. Além disso, bônus de esquiva se acumulam entre si, diferente da maioria dos outros tipos de bônus.


Ataque Defensivo [Geral]

Defensive Strike, do Oriental Adventures

Você pode tornar uma defesa forte um ataque poderoso. Este talento é chamado musubi em Rokugan.

Pré-requisito: Int 13+, Especialista, Des 13+, Esquiva.

Benefício: Se um oponente te atacar e errar enquanto você estiver usando a ação defesa total, você pode atacar esse oponente no seu próximo turno com um bônus +4 à sua jogada de ataque. Você não ganha bônus nenhum contra um oponente que não te atacar nem contra um oponente que atacar mas não errar.

Ataque Giratório [Geral, Guerreiro]

Whirlwind Attack, do Player's Handbook

Você pode atacar oponentes próximos num incrível ataque giratório.

Pré-requisitos: Int 13+, Des 13+, bônus de ataque básico +4 ou maior, Deslocamento, Esquiva, Mobilidade, Especialista.

Benefício: Quando o personagem realiza a ação de ataque total, ele pode desistir de todos os ataques normais e ao invés fazer um ataque corpo-a-corpo ao bônus de ataque básico máximo contra cada oponente dentre 1,5 m.

Ataque Kármico [Geral]

Karmic Strike, do Oriental Adventures

Você aprendeu a atacar quando seu oponente está mais vulnerável: no mesmo instante que ele te ataca. Este talento também é chamado ai uchi.

Pré-requisitos: Des 13+, Esquiva.

Benefício: Você pode fazer um ataque de oportunidade contra um oponente que te acertar em combate corpo-a-corpo. Você toma uma penalidade -4 à sua Classe de Armadura, em troca da habilidade de fazer um ataque de oportunidade contra qualquer criatura que fizer contra você uma jogada bem-sucedida de ataque corpo-a-corpo ou de ataque corpo-a-corpo por toque. O oponente que te acertar deve estar na sua área ameaçada, e este talento não te dá mais ataques de oportunidade do que normalmente lhe são permitidos numa rodada. Se você acertar com seu ataque de oportunidade, você e seu oponente causam e tomam dano simultaneamente. Você especifica no seu turno que você está ativando este talento, e a mudança à sua Classe de Armadura e à sua habilidade de fazer um ataque kármico dura até seu próximo turno.

Deslocamento [Geral, Guerreiro]

Spring Attack, do Player's Handbook

Você é treinado em rápidos ataques corpo-a-corpo e trabalho com os pés especial.

Pré-requisitos: Des 13+, Esquiva, Mobilidade, bônus de ataque básico +4 ou maior.

Benefício: Quando usando a ação de ataque com uma arma corpo-a-corpo, o personagem pode deslocar-se tanto antes quanto depois do ataque, desde que a distância total percorrida não seja maior que seu deslocamento. Deslocar-se assim não provoca um ataque de oportunidade do defensor que o personagem ataca. O personagem não pode usar este talento se estiver em armadura pesada.

Grande Arremesso [Geral]

Great Throw, do Oriental Adventures

Você pode arremessar seus oponentes ao chão, escolhendo onde caem e causando dano no processo.

Pré-requisitos: Ataque Desarmado Aprimorado, Destreza 13+, Esquiva, Derrubar Aprimorado, Reflexos de Combate.

Benefício: Quando você fizer um ataque de derrubar bem-sucedido contra uma criatura não maior que você, você pode escolher onde a criatura cai, dentro da área que você ameaça. Além disso, você causa seu dano de ataque desarmado normal ao oponente. A movimentação da criatura não provoca ataques de oportunidade, não importa o quão longe você a mova. Ao usar esta opção, entretanto, você não pode fazer um ataque corpo-a-corpo subsequente usando o talento Derrubar Aprimorado.

Jogada Defensiva [Geral]

Defensive Throw, do Oriental Adventures

Você pode usar o peso, força e ímpeto de seu oponente contra ele, desviando seu ataque e atirando-o ao chão.

Pré-requisitos: Des 13+, Ataque Desarmado Aprimorado, Esquiva, Derrubar Aprimorado, Reflexos de Combate.

Benefício: Se o oponente que você escolheu para ganhar seu bônus a CA pelo talento Esquiva te atacar e errar, você pode fazer um ataque imediato de derrubar aprimorado contra esse oponente. Esta tentativa conta contra seus ataques de oportunidades permitidos para essa rodada.

Mobilidade [Geral, Guerreiro]

Mobility, do Player's Handbook

Você é hábil em evitar ataques ao passar por oponentes. 

Pré-requisitos: Des 13+, Esquiva.

Benefício: O personagem ganha um bônus de esquiva +4 a Classe de Armadura contra ataques de oportunidade causados quando o personagem desloca-se para fora ou através de uma área ameaçada. Nota: Uma condição que faz o personagem perder o bônus de Destreza a Classe de Armadura (se houver) também o faz perder bônus de esquiva. Além disto, bônus de esquiva se acumulam entre si, diferente da maioria dos tipos de bônus.

Tiro em Movimento [Geral, Guerreiro]

Shot on the Run, do Player's Handbook

Você é altamente treinado em táticas de escaramuça com armas de alcance.

Pré-requisitos: Tiro Certeiro, Des 13+, Esquiva, Mobilidade.

Benefício: Quando usando a ação de ataque com uma arma de alcance, o personagem pode deslocar-se tanto antes quanto depois do ataque, desde que sua distância total percorrida não seja maior que seu deslocamento.