Talentos Metapsiônicos

Talentos metapsiônicos permitem que um personagem psiônico melhore a manifestação de um poder convencional. Usar um talento metapsiônico não demora mais mas aumenta o custo total de pontos de poder para manifestar o poder.

Um personagem psiônico pode usar múltiplos talentos metapsiônicos num poder, e o custo de pontos de poder adicional é acumulativo, mas um poder alterado por talentos metapsiônicos jamais pode custar mais pontos de poder que o nível do manifestador menos um (no mínimo um). Assim, um personagem de nível 10 pode manifestar um único poder com um custo de até 9 pontos de poder. Por exemplo, como um telepata de nível 10, Ialdabode tem os talentos metapsiônicos maximizar Poder e Acelerar Poder. Ele poderia maximizar um poder de nível 1, o que lhe daria um custo final de 7 pontos de poder, ou poderia acelerar o mesmo poder de nível 1, dando-lhe um custo final de 9 pontos de poder. Mas não pode usar tanto Acelerar Poder e Maximizar Poder no mesmo poder de nível 1, porque isso traria o custo total para 15 pontos de poder, o que excede seu máximo de 9 definido por seu nível.

Com o talento de criação de itens apropriado, você pode armazenar um poder melhorado por um talento metapsiônico numa pedra de poder (um cristal que armazena um poder específico), tatuagem psiônica (um desenho que armazena um poder específico) ou dorje (uma "varinha psiônica"), mas os limites de nível para tatuagens psiônicas, pedras de poder e dorjes se aplicam ao nível maior metapsiônico do poder. O nível metapsiônico aumenta por 1 para cada 2 pontos que um talento metapsiônico aumenta o custo de um poder. assim, você não poderia Maximizar um poder de nível 2 para uma tatuagem psiônica, porque o custo +6 de pontos de poder elevaria seu nível metapsiônico para 5, e o poder de maior nível que você pode inscrever numa tatuagem psiônica é 3.

Importante: Talentos metapsiônicos não podem ser usados para aumentar modos de ataque e defesa psiônicos. Os talentos que permitem direta manipulação de poderes de modos de defesa e ataque psiônicos explicitam isso no talento dado.

Acelerar Poder

Você pode manifestar o poder com um pensamento.

Benefício: Manifestar um poder acelerado é uma ação livre. Você pode realizar outra ação, mesmo manifestar outro poder, na mesma rodada na qual você manifestar um poder acelerado. Você só pode manifestar um poder acelerado por rodada. Um poder cujo tempo de manifestação for maior que 1 rodada completa não pode ser acelerado. O poder acelerado custa um número de pontos de poder iguala o seu custo convencional +8.

Especial: Posse do talento Toque de Poder permite o uso desse talento e um poder acelerado na mesma rodada. 

Atrasar Poder

Você pode manifestar poderes que se ativam depois de um certo tempo da manifestação.

Benefício: Um poder atrasado não se ativa até 1 ou 5 rodadas após você terminar de manifestá-lo. Você determina o atraso ao manifestar o poder, e ele não pode ser alterado uma vez definido. O poder se ativa logo depois do seu turno na rodada que você designar. Somente poderes de área, pessoais ou de toque podem ser afetados por este talento. Quaisquer decisões que você faria sobre o poder (inclusive jogadas de ataque, designar alvos ou determinar ou moldar uma área) são feitas quando o poder é manifestado, enquanto que quaisquer efeitos resolvidos por aqueles afetados pelo poder (inclusive testes de resistência) são decididos quando o poder ativa-se. Um poder atrasado pode ser anulado normalmente durante o atraso, e pode ser detectado normalmente na área ou no alvo com poderes que possam detectar efeitos psiônicos. Um poder atrasado custa um número de pontos de poder igual ao seu custo convencional +6.

Aumentar Poder

Você pode manifestar poderes mais longe que o normal.

Benefício: Um poder aumentado tem seu alcance dobrado. poderes cujos alcances não são definidos por distância não têm seus alcances aumentados. Determine a área de um poder ou efeito aumentado como se você fosse de dois níveis de manifestador a mais do que é de fato. Um poder aumentado custa um número de pontos de poder igual ao seu custo convencional +2.

Dominar Dorje

Você pode manifestar o poder de uma dorje com pontos de poder.

Benefício: Você pode manifestar um poder armazenado numa dorje sem gastar uma carga. Em vez disso, você paga pelo poder embutido de sua própria reserva de pontos de poder gastando um número de pontos de poder igual ao seu custo convencional +2. Quando todas as cargas de uma dorje forem exauridas, a dorje se torna inerte; assim, este talento não afeta mais essa dorje individual.

Elevar Poder

Você pode manifestar um poder como se fosse de nível maior que é de fato.

Benefício: Um poder elevado tem um nível de poder psiônico maior que o normal (até o nível 9). Diferente de outros poderes metapsiônicos, Elevar Poder de fato aumenta o nível efetivo do poder que ele modifica. Todos os efeitos dependentes do nível do poder (como CDs de testes de resistência e habilidade de penetrar uma zona de psionicismo morto menor ou um globo de invulnerabilidade menor) são calculados de acordo com o nível elevado. O poder elevado custa tantos pontos de poder como um poder do seu nível efetivo.

Estender Poder

Você pode manifestar poderes que duram mais que o normal. Poderes com uma duração de concentração, instantânea ou permanente não são estendidos. Um poder estendido custa um número de pontos de poder igual ao seu custo convencional +2.

Maximizar Poder

Você pode manifestar poderes para seu efeito máximo.

Benefício: Todos os efeitos variáveis numéricos de um poder maximizado são maximizados. Um poder maximizado causa o máximo de dano, cura o número máximo de pontos de vida, afeta o máximo número de alvos, e daí por diante, como aplicável. Por exemplo, um fogo branco maximizado causa 20 pontos de dano.Testes de resistência e jogadas opostas (como aquela que você faz quando você manifesta anular psionicismo) não são afetadas. poderes sem variáveis aleatórias não são afetados. O poder maximizado custa um número de pontos de poder igual ao seu custo convencional +6.

Ocultar Poder

Você pode manifestar poderes sem uma exibição reveladora.

Benefício: Um poder psiônico pode ser manifestado sem uma característica de exibição associada escolhida por você quando você ganha o talento: auditório, material, mental, olfatório ou visual. O poder oculto custa um número de pontos de poder igual ao custo convencional +2.

Especial: Você pode ganhar este talento múltiplas vezes, escolhendo a cada vez uma característica de exibição diferente para ocultar ao manifestar um dado poder.

Poder Gêmeo

Você pode manifestar um poder simultaneamente a outro poder igual a ele.

Benefício: Manifestar um poder alterado por este talento faz o poder tomar efeito duas vezes no alvo, como se você manifestasse simultaneamente o mesmo poder duas vezes no mesmo lugar ou alvo. Quaisquer variáveis no poder (como alvos, moldar uma área etc.) se aplicam a ambos os poderes resultantes. O alvo sofre todos os efeitos de ambos os poderes individualmente e recebe um teste de resistência por cada. Em alguns casos, falha em ambos os testes de resistência do alvo resulta em efeitos redundantes, como um enfeitiçar pessoa gêmeo (ver Combinando Efeitos Mágicos no Capítulo 10 do Livro do Jogador, lendo "mágico" como "psiônico"), embora um aliado do alvo teria que conseguir duas anulações para libertar o alvo do feitiço. Um poder gêmeo custa um número de pontos de poder igual ao seu custo convencional +8.

Poder Persistente

Você faz um dos seus poderes durar o dia inteiro.

Pré-requisito: Estender Poder.

Benefício: Um poder persistente tem uma duração de 24 horas. O poder persistente deve ter um alcance pessoal ou um alcance fixo; você não pode usar este talento num poder com um alcance variável, nem num poder com uma duração instantânea. Note que você deve concentrar-se em alguns poderes para usar seus efeitos (por exemplo, detectar psionicismo e detectar pensamentos); concentração em tal poder é uma ação padrão que não provoca um ataque de oportunidade. Um poder persistente custa um número de pontos de poder igual ao seu custo convencional +8.