Mencionamos numa atualização anterior que um novo personagem está se juntando aos de ícones de D&D. Esta semana, você descobrirá o porquê ao listarmos as características raciais revisadas dos gnomos.
O gnomo está passando por tantas correções quanto, ou mesmo até mais do que, quailquer das demais raças. Com isso em mente, você pode tomar esta atualização como um exemplo do grau de mudança que pode esperar ver no Capítulo 2.
Como sempre, lembre-se de que nada está completo nem definitivo até que você compre o livro na loja.
Mesmo que você já o tenha visto antes, era um esboço em preto-em-branco. Aqui está Gimble, o novo, bardo gnomo icônico, todo em cores. |
Características Raciais de Gnomo
- Constituição +2, Força -2: Como anões, gnomos são resistentes, mas são pequenos e portanto não tão fortes quanto humanóides maiores.
- Tamanho Pequeno: Sendo uma criatura Pequena, um gnomo ganha um bônus de tamanho de +1 na Classe de Armadura, um bônus de tamanho +1 nas jogadas de ataque e um bônus de tamanho +4 em testes de Esconder-se, mas usa armas menores do que humanos usam e seus limites de levantamento e carga são três quartos dos de um personagem Médio.
- O deslocamento base por terra de gnomo é 6 metros.
- Visão na penumbra: Um gnomo pode ver o dobro da distância que um humano sob luz das estrelas, da lua, de tocha e condições similares de baixa luminosidade. Ele retém a habilidade de distinguir cores e detalhes sob tais condições.
- Familiaridade com Arma: Gnomos podem tratar martelos com gancho gnomo como armas marciais ao invés de armas exóticas.
- Bônus racial +2 em testes de resistência contra ilusões: Gnomos têm familiaridade inata com ilusões de todos os tipos.
- Somar +1 na Classe de Dificuldade para todos os testes de resistência contra magias de ilusão lançadas por gnomos. Sua familiaridade inata com tais efeitos tornam suas ilusões mais difíceis de serem reconhecidas. Esse ajuste se soma aos de efeitos similares, como o talento Foco Mágico.
- Bônus racial +1 em jogadas de ataque contra kobolds e goblinóides (inclusive goblins, robgoblins e bugbears): Gnomos batalham freqüentemente com estas criaturas e praticam técnicas especiais para combatê-las.
- Bônus de esquiva +4 na Classe de Armadura contra monstros do tipo gigante (tais como ogros, trolls e gigantes das colinas): Este bônus representa treinamento especial que gnomos recebem, durante o qual aprendem truques que gerações anteriores desenvolveram em suas batalhas contra gigantes. Sempre que uma criatura perder seu bônus de Destreza (se houver) na Classe de Armadura, como quando é pega despreparada, ela também perde seu bônus de esquiva. O Monster Manual tem informações sobre quais criaturas são do tipo gigante.
- Bônus racial de +2 em testes de Ouvir: Gnomos têm ouvidos aguçados.
- Bônus racial de +2 em testes de Ofício (Alquimia): O nariz sensível de um gnomo lhe permite monitorar processos alquímicos pelo odor.
- Idiomas Automáticos: Comum e Gnomo. Idiomas Adicionais: Anão, Dracônico, Élfico, Gigante, Goblin e Orc. Gnomos lidam mais com anões e elfos do que elfos e anões lidam uns com os outros, e aprendem também os idiomas de seus inimigos (kobolds, gigantes, goblins e orcs). Além disso, um gnomo pode falar com um mamífero cavador de tocas (um coelho, mangusto, raposa, ou similar, vide abaixo). Esta habilidade é inata aos gnomos. Vide a descrição da magia falar com animais.
- Habilidades Similares a Magias: 1/dia -- falar com animais (somente mamíferos cavadores, duração 1 minuto). Um gnomo com valor de Carisma de pelo menos 10 também tem as seguintes habilidades similares a magias: 1/dia -- globos de luz, som fantasmagórico, prestidigitação. Nível de lançador 1°.; CD para resistir 10 + modificador Car do gnomo + nível da magia. Vide descrições das magias.
- Classe Favorita: Bardo. A classe bardo de um gnomo multiclasse não conta ao determinar-se se ele toma uma penalidade em pontos de experiência (vide XP para Personagens Multiclasse).