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Glossário -- B

Bbn: Abreviação padrão para bárbaro.

bardo [bard]: Uma das onze classes de personagem. Um bardo é um artista cuja música opera magia—um vagante, um contador de histórias e um pau-para-toda-obra. Tais personagens servem como diplomatas, negociadores, mensageiros, batedores e espiões. Lançam magias arcanas usando seu Carisma, como fazem os feiticeiros. A abreviação padrão para bardo é Brd.

bárbaro [barbarian]: Uma das onze classes de personagem. Um bárbaro é um guerreiro feroz, tipicamente vindo de uma área não-civilizada de um mundo de campanha. Bárbaros usam fúria e instinto para derrubar inimigos. A abreviação padrão para bárbaro é Bbn.

básico [base]: Derivado de classe, nível e raça somente. Os modificadores básicos apropriados aplicam-se a jogadas de ataque, testes de resistência e algumas jogadas de dano de arma.

bem/bom [good]: Um descritor de magias que denota magias usáveis por seres bons e neutros. É também um aspecto de alinhamento focado na proteção da vida inocente; o oposto de mal. Criaturas boas mantém um forte respeito pela vida, preocupam-se com a dignidade de seres sentientes e fazem sacrifícios pessoais para ajudar os outros. É também, quando a inicial é maiúscula, um domínio de magias composto de nove magias divinas e um poder concedido que incorporam os princípios do bem.

bônus [bonus]: Um modificador positivo a uma jogada de dados. Modificadores com descritores de tipo específicos (como armadura, aperfeiçoamento, competência etc.) geralmente não se acumulam com outros de tipo idêntico. Se mais de um modificador de um tipo está presente, apenas o melhor bônus ou a pior penalidade no grupo se aplica. Bônus ou penalidades que não têm descritores de tipo geralmente se acumulam com aqueles que têm.

bônus base de ataque [base attack bonus]: Um modificador de jogada de ataque derivado da classe e nível do personagem. Bônus de ataque básico aumentam a taxas diferentes para diferentes classes de personagem. Um personagem ganha um segundo ataque por rodada a um bônus de ataque básico de +6, e um terceiro a um bônus de ataque básico de +11, e um quarto a um bônus de ataque básico de +16.

bônus de armadura [armor bonus]: Um tipo de modificador que se aplica a Classe de Armadura. Armadura (tanto mundana como mágica) concede ao usuário um bônus de armadura, tal como magias, efeitos mágicos e itens mágicos o fazem. Bônus de armadura não se acumulam um com o outro, mas acumulam-se com bônus de armadura natural e bônus de escudo. Um bônus de armadura concedido por uma magia ou item mágico tipicamente toma a forma de um campo de força invisível e intangível ao redor do recipiente.

bônus de armadura natural [natural armor bonus]: Um modificador à CA resultante ou do couro naturalmente forte de uma criatura ou de uma magia, item mágico ou efeito mágico que fortalece a pele do alvo.

bônus de ataque corpo-a-corpo [melee attack bonus]: Um modificador aplicado a uma jogada de ataque direto. Bônus de ataque direto = bônus de ataque básico + modificador de Força + modificador de tamanho.

bônus de competência [competence bonus]: Um modificador que melhora o desempenho de um personagem numa tarefa específica. Bônus de competência tipicamente resultam de magias, itens mágicos ou o uso de habilidades especiais. Tal bônus pode se aplicar a jogadas de ataque, testes de resistência, testes de perícia ou quaisquer outros testes para os quais um bônus relacionado a nível ou categorias de perícia normalmente se aplicariam. Não se aplica a testes de habilidade normais, testes de iniciativa, etc.

bônus de deflexão [deflection bonus]: Um modificador a Classe de Armadura resultante de qualquer um de várias magias ou efeitos mágicos. Um bônus de deflexão aumenta a CA do receptor fazendo ataques baterem de volta inofensivamente. Bônus de desvio não se acumulam um com o outro.

bônus de discernimento [insight bonus]: Um modificador que pode se aplicar a jogadas de ataque, CA, testes de resistência e vários tipos de teste. Um bônus de discernimento melhora o desempenho numa dada atividade concedendo ao personagem um conhecimento quase precognitivo de o que poderá ocorrer. Bônus de discernimento tipicamente resultam de magias, itens mágicos ou efeitos mágicos.

bônus de escudo [shield bonus]: Um tipo de modificador que se aplica a Classe de Armadura. Um escudo (mundano ou mágico) concede ao usuário um bônus de escudo, tal como várias nagias, efeitos mágicos e itens mágicos o fazem. Bônus de magias não se acumulam entre si, embora se acumulem com bônus de armadura natural e bônus de armadura. Classe de Armadura = 10 + bônus de armadura + bônus de escudo + modificador de Destreza + modificador de tamanho.

bônus de esquiva [dodge bonus]: Um modificador a Classe de Armadura (e às vezes resistências por Reflexos) resultante de habilidade física de evitar golpes e outros efeitos nocivos. Bônus de esquiva nunca são concedidos por magias ou itens mágicos. Qualquer situação ou efeito (exceto uso de armadura) que anula o bônus de Destreza positivo de um personagem também anula quaisquer bônus de evasão que o personagem possa ter. Bônus de esquiva somam-se entre si.

bônus de flanqueamento [flanking bonus]: Um bônus +2 a jogadas de ataque ganhados por um par de atacantes que ladeam um defensor específico.

bônus de graduação [rank bonus]: Um modificador de teste de perícia igual ao número de graduações que um personagem tem em tal perícia. Um personagem sem graduações numa perícia específica não tem treinamento nela e não ganha bônus de graduação.

bônus de investida [charge bonus]: O bônus de +2 a uma jogada de ataque que um personagem em investida ganha.

bônus de melhoria [enhancement bonus]: Um modificador a CA, jogadas de ataque, testes de habilidade, testes de perícia ou dano de arma. Tal bônus representa um aumento na dureza e/ou eficácia de uma armadura ou arma, ou um bônus geral a um valor de habilidade. Bônus de melhoria tipicamente originam-se de magias, efeitos de itens mágicos e melhoria mágico permanente a armas.

bônus de moral [morale bonus]: Um modificador que representa os efeitos de maior esperança, coragem e determinação. Bônus de moral podem aplicar-se a testes de resistência, jogadas de ataque, testes de habilidade, testes de perícia e jogadas de dano de arma. Estes modificadores geralmente resultam de habilidades sobrenaturais, magias ou efeitos mágicos.

bônus de resistência [resistance bonus]: Um modificador a testes de resistência que dá proteção extra contra magia ou qualquer efeito nocivo. Bônus de resistência tipicamente resultam de magias, itens mágicos ou efeitos mágicos.

bônus de sinergia [synergy bonus]: Um modificador resultante de uma incomum interação benéfica entre duas perícias relacionadas. Geralmente, ter 5 ou mais graduações numa perícia dá a um personagem um bônus +2 a testes de perícia usando suas perícias sinérgicas, como declarado nas descrições da perícia. Por exemplo, Empatia com Animais pode dar bônus a testes de Adestrar Animais.

bônus de sorte [luck bonus]: Um modificador que representa boa sorte. Bônus de sorte tipicamente se aplicam a jogadas de ataque, jogadas de dano de arma, testes de perícia e/ou testes de resistência. Tais modificadores geralmente resultam de magias, itens mágicos ou efeitos mágicos.

bônus de velocidade [haste bonus]: Um modificador positivo, geralmente à CA, tipicamente resultante de uma magia ou efeito mágico que faz o alvo mover-se mais rápido que o normal.

bônus inerente [inherent bonus]: Um modificador de valor de habilidade resultante de uma magia poderosa, como um desejo. Já que se originam de um efeito instantâneo, estes modificadores não são dissipáveis. Um personagem é limitado a um bônus inerente total de +5 a qualquer valor de habilidade. Bônus inerentes a um valor de habilidade específico não se acumulam, então apenas o melhor se aplica.

bônus/penalidade circunstancial [circumstance bonus/penalty]: Um modificador baseado em fatores situacionais em vez de habilidades natas do personagem. Tais bônus ou penalidades podem se aplicar ou ao teste do personagem ou à CD desse teste. Circunstâncias que afetem a habilidade de um personagem executar a tarefa modificam o teste, enquanto que circunstâncias que afetem quão bem o personagem deve executar a tarefa para ter sucesso modificam a CD. Situações que garantem modificadores circunstanciais incluem, mas não estão limitados a: qualidade das ferramentas para um trabalho, precisão de informação e atitudes preexistentes de outros. Modificadores circunstanciais se acumulam uns com os outros.

bônus profano [profane bonus]: Um modificador para testes de habilidade, testes de expulsão, jogadas de ataque, jogadas de dano e/ou testes de resistência. Bônus profanos originam-se do poder do mal, particularmente certas magias e efeitos mágicos usados por clérigos malignos.

bônus sagrado [sacred bonus]: Um modificador a testes de habilidade, testes de expulsão, jogadas de ataque, jogadas de dano e/ou testes de resistência. Bônus sagrados originam-se do poder do bem, particularmente certas magias e efeitos mágicos usados por clérigos bondosos.

Brd: Abreviação padrão para bardo.


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