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Glossário -- H

habilidade [ability]: Uma das seis qualidades básicas de um personagem: Força (For), Destreza (Des), Constituição (Cons), Inteligência (Int), Sabedoria (Sab), e Carisma (Car).

habilidade extraordinária [extraordinary ability]: Uma habilidade especial não-mágica. Algumas habilidades extraordinárias não são ações—isto é, simplesmente entram em jogo automaticamente sob certas circunstâncias. Por exemplo, bárbaros não precisam fazer uma ação para usar sua habilidade esquiva excepcional; simplesmente esquivam-se de ataques com mais eficácia todo o tempo. Outras habilidades extraordinárias contam como ações—geralmente ações padrão que não podem ser interrompidas, não requerem concentração e não provocam ataques de oportunidade. Habilidades extraordinárias que constituem ataques geralmente são ações gratuitas. Quaisquer exceções a estas regras gerais encontram-se anotadas nas descrições de habilidades individuais.

habilidade mágica [spell-like ability]: Uma habilidade especial com efeitos que lembram aqueles de uma magia. Na maioria dos casos, uma habilidade mágica funciona exatamente igual à magia de mesmo nome, mas umas poucas não têm igual. Habilidades mágicas são ativadas mentalmente e não têm componentes verbais, somáticos ou materiais. Usar tal habilidade funciona como lançar uma magia no que requer concentração e provoca ataques de oportunidade. Se a concentração do usuário é quebrada, a habilidade não funciona, mas a tentativa conta contra o limite diário de usos do usuário. A menos que declarado em contrário, uma habilidade mágica tem um tempo de lançamento de 1 ação, tornando seu uso uma ação padrão. Armadura nunca causa chance de falha para uma habilidade mágica, mesmo que seu efeito pareça o de uma magia arcana com um componente somático. Habilidades mágicas são sujeitas a resistência a magia e podem ser dissipadas por dissipar magia. Não funcionam em áreas onde magia é suprimida ou anulada (como um campo anti-magia).

habilidade natural [natural ability]: Uma capacidade não-mágica que uma criatura tem em virtude de sua espécie. Habilidades naturais incluem armadura natural, rotinas de ataque naturais e qualidades físicas brutas similares, como a visão na penumbra de uma coruja. Da mesma forma, capacidades de movimento mundanas como correr, nadar (para criaturas aquáticas) e voar (para criaturas aladas) são naturais, mas movimentos capacitados magicamente, como cintilar, porta dimensional, teleporte etc. não são.

habilidade sobrenatural [supernatural ability]: Um poder mágico inato que produz um efeito específico. Usar uma habilidade sobrenatural não provoca um ataque de oportunidade a menos que especificado em contrário na descrição. Habilidades sobrenaturais não estão sujeitas a dissipação, interrupção ou resistência a magia. Porém, nõa funcionam em áreas onde magia é suprimida ou anulada, como dentro de um campo anti-magia. Várias habilidades bárdicas (como coragem, contracanto e grandeza), habilidades cléricas (como espantar, repreender, comandar ou reforçar desmortos), feitos de monge (como ataque atordoante, golpe de ki, corpo de diamante, palma estremecedora e corpo vazio), a habilidade golpe pesado contra mal de um paladino, a baforada ardente de um dragão, o olhar petrificante de uma medusa e o dreno de energia de um espectro são todos exemplos de habilidades sobrenaturais. Usar uma habilidade sobrenatural é uma ação padrão a menos que especificado em contrário.

halfling: Uma das raças comuns. Halflings têm cerca de 90cm de altura e geralmente pesam entre 15 e 17kg. Sua pele é rosada, seus olhos são negros ou castanhos e seus cabelos são negros e lisos. Os homens costumam ter longas costeletas, mas barbas são raras entre eles e bigodes são quase inéditos. Halflings são conhecidos por seu amplo apetite, suas naturezas oportunistas e sua habilidade de sobreviver na pior das circunstâncias.

humano [human]: Uma das raças comuns. Humanos tipicamente têm de 1,50m a 1,80m de altura e pesam de 62 a 75kg, sendo os homens notavelmente mais altos e pesados que as mulheres. Graças à sua tendência de migrar e conquistar e aos seus ciclos de vida curtos, humanos são mais diversificados fisicamente que as outras raças comuns, com tons de pele que variam do preto ao pálido, cor dos olhos variando de marrom a azul e cabelos encaracolados, lisos ou crespos de qualquer cor, do preto ao louro. Machos da raça têm pêlos faciais que podem ser finos ou grossos, mas os usam em maneiras diversas ou não usam. Muitos humanos têm um pouco que sangue inumano, então podem demonstrar feições de elfos, orcs ou outras linhagens. Humanos são conhecidos pela sua flexibilidade, ingenuidade e talento para sobrevivência.


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