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Glossário -- K & L

ki: Uma energia sutil que monges canalizam para potencializar vários ataques e defesas especiais. Características de classe baseadas em Ki incluem ataque atordoante, evasão e golpe de ki. À medida que monges ganham experiência e poder, suas habilidades baseadas em ki aumentam, dando-lhes mais e mais poder sobre si mesmos e, às vezes, sobre os outros.

ladear [flank]: Uma manobra de combate que concede um bônus a jogadas de ataque direto baseado em posicionamento relativo. Se um defensor está diretamente entre dois atacantes, ambos dos quais ameaçando o espaço desse defensor, então os atacantes ladeam o defensor. Em tal caso, cada atacante ganha um bônus de ladeamento +2 a jogadas de ataque. Um ladino numa posição de ladeamento também pode atacar furtivamente o alvo.

ladino [rogue]: Uma das onze classes de personagem. Ladinos podem ser diplomatas, espiões, facínoras, ladrões, batedores, canalhas ou qualquer outra profissão que envolva trapaça e furtividade. Em combate, um ladino pode causar dano extra com um ataque furtivo. Quanto maior o nível do ladino, maior o dano que o ataque furtivo pode infligir. Embora ladinos não sejam mágicos, podem compreender magia suficientemente bem para lançar magias de pergaminhos, ativar varinhas e usar qualquer outro item mágico. Alguns ladinos são membros de uma associação organizada de ladinos (uma "guilda de ladrões"). A maioria, entretanto, ganhou suas habilidades de um mentor independente ou são auto-didatas. A abreviação padrão de ladino é Rog.

lançamento espontâneo [spontaneous casting]: Uma habilidade especial que permite a um clérigo descartar uma magia não de seu domínio para ganhar uma magia de curar ou infligir do mesmo nível ou inferior. Já que a substituição de magias ocorre de improviso, clérigos não precisam preparar suas magias de curar ou infligir anteriormente. Clérigos que lancem espontaneamente magias de curar ou infligir também podem lançar versões metamágicas deles como se tivessem o talento apropriado. Lançar uma magia metamágica de 1 ação espontaneamente é uma ação de rodada inteira, e magias com tempos de lançamento mais longos requerem mais uma ação de rodada completa para lançar.

Que categoria de magia um clérigo pode lançar espontaneamente depende de alinhamento. Clérigos bons ou clérigos de divindades boas canalizam energia positiva para lançar magias de curar espontaneamente, enquanto clérigos maus ou clérigos de divindades más canalizam energia negativa para lançar magias de infligir espontaneamente. Jogadores de clérigos neutros devem decidir no momento da criação do personagem se seus personagens canalizam energia positiva ou negativa. Isto determina cada opção de lançamento espontâneo de clérigo neutro como acima, com três exceções: Todos os clérigos leais neutros de Wee Jas convertem suas magias para magias de infligir, não magias de curar. Todos os clérigos de São Cuthbert e todos os clérigos não-maus de Obad-Hai convertem magias para magias de curar, não magias de infligir.

lançar uma magia [cast a spell]: Liberar a energia mágica ou divina de uma magia através de palavras, gestos, focos e/ou materiais especiais. Lançamento de magia requer concentração ininterrupta durante o tempo de lançamento necessário. Interrupção força o mágico a fazer um teste de Concentração bem-sucedido ou perder a magia. Lançamento bem-sucedido produz o efeito ou efeitos da(s) magia(s) listada(s).

leal [lawful]: Um descritor de magia que denota magias cujos efeitos promovem Lei. É também, quando iniciado por maiúscula, um aspecto de alinhamento enfocando ordem, veracidade, confiabilidade, tradição e respeito a autoridade. Personagens leais valorizam o bem para a sociedade sobre os interesses do indivíduo.

Lei [Law]: Uma força cósmica que incorpora os princípios da ordem; o oposto de Caos. É também um domínio de magias composto de nove magias divinos e um poder concedido que incorporam os princípios da Lei.

linha de efeito [line of effect]: Uma linha reta e desbloqueada entre dois pontos relevantes ao efeito de uma magia. Deve haver uma linha de efeito livre do mágico para o alvo da magia (para um efeito mirado, como as conter pessoa), ponto de origem (para magias que se originam a uma distância do mágico, como bola de fogo), ou local de efeito (para magias que produzem um efeito num ponto designado pelo mágico, como convocar monstro). Da mesma forma, estouros, cones, cilindros e emanações afetam tais áreas, criaturas ou objetos com uma linha de efeito livre dos seus pontos de origem (o centro de um estouro, disco de um cone, círculo de um cilindro ou ponto de origem de uma emanação). Qualquer barreira sólida bloqueia a linha de efeito de uma magia. Entretanto, uma barreira sólida com um buraco de pelo menos 30 cm² não é uma barreira para este propósito.

linha de vista [line of sight]: Uma linha desobstruída entre dois pontos tais que uma criatura de um ponto possa ver claramente do outro. Linha de vista é bloqueada por barreiras sólidas, tal como névoa e outras formas de obscurecimento visual. Um personagem deve ter linha de vista para o alvo para disparar uma arma de distância eficientemente ou lançar uma magia mirada.

longo [long]: Uma categoria de alcance para magias. Magias listadas como de alcance longo podem alcançar uma distância máxima de 120 + 12 metros/nível de mágico.

luz [light]: Um descritor de magia que denota magias que geram luz. Magias de luz contrariam ou dissipam magias de escuridão de um nível de magia igual ou menor.

lutar defensivamente [fight defensively]: Um método de realizar ou uma ação de ataque ou uma ação de ataque total que concentra-se na defesa ao custo da ofensa. Um personagem lutando defensivamente sofre uma penalidade –4 a todas as jogadas de ataque numa dada rodada e ganha um bônus de esquiva +2 à CA na mesma rodada.


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