O seguinte é uma modificação de trecho do livro Unearthed Arcana (Andy Collins, Jesse Decker, David Noonan e Rich Redman; Wizards of the Coast, 2004) por Estêvão Chaves Monteiro. Este material é licensiado pela Open Gaming License versão 1.0a, exceto por nomes próprios como Arms and Equipment Guide, Complete Warrior e Oriental Adventures. Também está disponível a tradução literal do trecho.


Grupos de Armas

Esta variante busca uma classificação mais realista e descritiva das armas no jogo. Dizer que um personagem é proficiente com bestas, clavas, fundas, garras, lanças, espadas leves e maças é bem mais expressivo (embora menos conciso) do que dizer que é proficiente com todas as armas simples. Além disso, talentos que especificam armas podem ser cruéis e reforçar a tendência de personagens jogadores investirem numa única arma e dispensar tipos de armas diferentes, mesmo que sejam fisicamente similares e tenham efeitos mágicos ligeiramente melhores. Imagine que um guerreiro com Foco e Especialização em espada bastarda tenha uma espada bastarda +1 flamejante e numa aventura consegue uma espada longa +2 de explosão flamejante. No sistema oficial, é bem provável que prefira continuar usando sua espada bastarda e vender sua nova aquisição. Mas se seu Foco e Especialização forem mais abrangentes, incluindo todas as espadas pesadas, ele certamente trocará de espada com alegria! É mais gratificante para o jogador, por encontrar um tesouro que não é apenas valioso mas também útil, e pro Mestre, por dar uma boa recompensa ao jogador sem forçar a barra ao escolher exatamente a arma específica em que ele se especializou. Também torna mais interessante o método de rolar tesouro aleatoriamente (em vez de escolher um a um).

Esta variante determina que qualquer talento que necessite de o personagem escolher uma arma específica à qual aplicar o benefício do talento (como Crítico Aprimorado, Foco em Arma ou Especialização em Arma) pode ao invés ser aplicada a um grupo de armas. O personagem ainda precisa satisfazer os pré-requisitos para o talento. Esta alternativa, embora muito vantajosa para os personagens, realmente não influi significantemente nos seus poderes relativos, já que um personagem típico só usa uma arma de cada vez (ou duas, com uma arma diferente em cada mão).

O Grupo de Armas Universais apenas indica aquelas armas que todas as classes são proficientes, mas não pode ser escolhido por talentos como Foco em Arma ou Crítico Aprimorado. Torna-se irrelevante classificar armas como simples ou marciais, mas as armas que seriam marciais têm pré-requisitos que devem ser cumpridos para se beneficiar da proficiência e cada classe tem proficiências específicas:

Ainda existem armas exóticas. Há dois tipos: armas exóticas relacionadas a grupos de armas comuns e armas exóticas que compõem grupos de armas exóticas. Por exemplo, há o Grupo de Armas Comuns (machados) e o Grupo de Armas Exóticas (machados), ao passo que há o Grupo de Armas Exóticas (armas orientais) mas não o Grupo de Armas Comuns (armas orientais). Todos os Grupos de Armas Comuns (exceto Armas Universais) têm um Grupo de Armas Exóticas correspondente e cada um de comuns é pré-requisito para seu correspondente de exóticas. Além disso, todos os Grupos de Armas Exóticas têm um pré-requisito de bônus base de ataque +1.

Legenda:
(A) significa que a arma é descrita no livro Arms & Equipment Guide.
(O) significa que a arma é descrita no livro Oriental Adventures.
(W) significa que a arma é descrita no livro Complete Warrior.
(1h) indica que a proficiência se refere ao uso da arma com 1 mão.
(2h) indica que a proficiência se refere ao uso da arma com 2 mãos.

Grupos de Armas Comuns

Armas Universais: adaga, adaga de soco, bordão, clava, dardo, foice curta, funda, machadinha, manopla espinhosa.
Arcos (Des +1): arco curto, arco curto composto, arco longo, arco longo composto; exóticos: arco duplo élfico (A), arco superior (W), arco superior composto (W).
Arremesso (Des +1): chakram (A), funda, shuriken, zarabatana; boleadeira, boleadeira farpada (W), bumerangue, calculus dos gnomos (A), fukimi-bari (A), halfling skiprock (A), orc shotput (A), ferro de arremesso (A), zarabatana superior (W).
Armas de Monge (Des +1): bastão triplo (A), bordão, garras de tigre (O), espada borboleta (espada curta), kama (foice leve), jitte (O), lajatang (W), siangham (maça leve), nunchaku, sai, shuriken, tonfa (clava) (A).
Bestas: besta de mão, besta leve, besta pesada; exóticas: besta leve de repetição, besta pesada de repetição, besta superior (A).
Chicotes & Correntes (Des +1): chicote; adaga-chicote (A), açoite, corrente (O), corrente com adaga (A), corrente-chicote (O), corrente com foice (O), corrente com gancho (O), corrente espinhosa, lança-chicote (O).
Clavas & Maças: bordão, clava, clava pesada, maça de guerra (W, 2h), maça-estrela, maça leve, maça pesada, porrete; exóticas: bastão triplo (O), maça de guerra (W, 1h), maça dupla (A), nunchaku (O), tonfa (O).
Escudos & Espinhos (For +1): espinhos de armadura, espinhos de escudo, golpe de escudo; faca tartaruga dos gnomos (W), machado-broquel dos anões (W), manopla defensiva (A).
Espadas Leves (Des +1): adaga, adaga de soco, espada curta, florete, sabre; exóticas: adaga tripla (A), espada borboleta (O), florete élfico (W), florete élfico longo (W), jitte (O), kukri, leque de guerra (A), sai (O), sapara (A).
Espadas Pesadas (For +1): espada bastarda (2h), espada longa, espada montante, katana (2h), sabre montante; exóticas: espada bastarda (1h), espada longa de mercúrio (A), espada montante de mercúrio (A), katana (1h), kopesh (A), espada dupla, gyrspike (A), sabre duplo (A).
Garras (Des +1): adaga de soco, manopla espinhosa; braçadeira-garra (A), faca de cotoco (A), garra de pantera (A), garras de tigre (A), manopla de navalhas (A).
Hastes (For +1): alabarda, glaive, guisarme, lança montante, nagamaki, naginata, ranseur; exóticas: apanhador (W), machado de haste pesado (W), sasumata (O), sodegarami (O).
Lanças: azagaia, dardo, lança, lança curta, lança longa, tridente; exóticas: azagaia giratória (A), duom (A), harpão (A), lança superior (W), manti (A), sang kaw (O).
Machados (For +1): machadinha, machado de batalha, machado de batalha anão (2h), machado de 2 mãos; exóticos: machado de batalha dos anões (1h), machado duplo dos orcs, urgrosh dos anões.
Manguais (For +1): mangual leve, mangual pesado; exóticos: bastão triplo (A), mangual terrível.
Martelos (For +1): malho (A, 2h), martelo de guerra, martelo leve, martelo lucerne (A); exóticos: malho (A, 1h), martelo com gancho dos gnomos, martelo duplo (W).
Picaretas: foice curta, foice longa, picareta leve, picareta pesada; exóticas: lajatang (O), picareta de batalha dos gnomos (A), picareta terrível.


Usando Grupos de Armas com Armas Favorecidas por Raças

O Mestre pode optar por dar um Grupo de Armas bônus para cada raça, além da Familiaridade Racial que anões, elfos, gnomos e halflings possuem.

Humano, Meio-Elfo e Meio-Orc: Escolhem um Grupo de Armas Comuns como proficiências adicionais.

Anão: Anões são proficientes com Machados ou Martelos, bem como todas as armas exóticas dos anões cujos pré-requisitos satisfaçam.

Elfo: Elfos são proficientes com Arcos ou Espadas Leves, bem como todas as armas exóticas élficas cujos pré-requisitos satisfaçam.

Gnomo: Gnomos são proficientes com Martelos ou Picaretas, bem como todas as armas exóticas dos gnomos cujos pré-requisitos satisfaçam.

Halfling: Halflings são proficientes com Armas Exóticas de Arremesso ou Espadas Leves, bem como todas as armas exóticas dos gnomos cujos pré-requisitos satisfaçam.