O Hinduísmo, o Budismo e o Taoísmo ensinam que se deve buscar a iluminação para elevar-se acima da morte e existência comum, santificando-se. Esse processo é chamado de Nirvana no Hinduísmo. Buda significa "iluminado", e é um título para todo aquele que alcançou o Nirvana. Aqueles que acredita-se poderem alcançar o Nirvana mas adiam esse dia são chamados Bodisatvas, no Budismo. Para atingir o Nirvana deve-se praticar o Wu-wei (não-ação) para extinguir todo o karma e também deve-se elminar todo o desejo do coração. Karma é algo como um balanço entre as ações de uma pessoa e as conseqüências dessas ações. Tais conseqüências refletem no destino das pessoas e determina seu samsara (sucessão de transmigrações ou reencarnações). Isso significa que extinguir o karma liberta do cilco do samsara.

Aqueles que ainda se encontram presos ao samsara podem transmigrar para seis diferentes realidades que representam os seis tipos de seres.

Realidade Kanji Japonês Hindu Sentimento Descrição
Humano Nin-gen   Inconseqüência  
Fantasma Faminto Ga-ki Pretas Ganância (e Sofrimento) Criaturas subnutridas com entranhas inchadas que comem carniça.
Infernal Ji-goku Niraya Ódio Montanhas de agulhas e rios de fogo. Habitado pelas mais viciosas das criaturas.
Animal Chiku-shou   Ignorância Onde o forte devora o fraco.
Demônio Shu-ra Asura Inveja Enormes criaturas belicosas com 3 faces e 3 pares de braços.
Deus Ten-jin Dehva Orgulho Criaturas virtuosas que bebem do Soma (néctar da imortalidade.)

Fantasmas famintos ou simplesmente fantasmas são como trolls, duendes e ogros nas culturas ocidentais. Os deuses são os espíritos poderosos e forças da natureza que constituem os seres mais poderosos do mundo físico. Na China e no Japão são incontáveis, enquanto que na Índia há 33 Devas, que governam as três regiões do céu, ar e terra e assistem a Humanidade com seus poderes benéficos. Estão constantemente em batalha com os Asuras, que invejam seu Soma.

Além destes seis mundos não-iluminados, existem os quatro mundos iluminados de sravaka, pratyekabuddha, bodhisattva e Buda.


Página Inicial | A Energia Ki | Xintoismo | Chakras | Os Samsaras | Batalhas Mágicas | Referência Mitológica