Talentos

Um talento (feat) é uma característica especial que ou dá ao seu personagem uma nova capacidade ou melhora uma que ele já tem. Por exemplo, Lidda (uma ladina halfling) escolhe começar com o talento Iniciativa Aprimorada no nível 1. Esse talento soma um bônus +4 aos seus resultados de testes de iniciativa. No nível 3, ela ganha um novo talento e escolhe Esquiva. Este talento permite que ela evite os ataques de um oponente que ela escolher, melhorando sua Classe de Armadura contra ele.

Diferente de uma perícia (skill), um talento não tem graduações. Um personagem ou tem o talento ou não tem.


Adquirindo Talentos
Pré-requisitos
Talentos e Magias Tipo Arma
- Categorias de Magias Tipo Arma
- Talentos Adequados
Tipos de Talentos
- Talentos Virtuais
- Talentos Gerais *
- Talentos Gerais (grupo Ataque Desarmado Aprimorado) *
- Talentos Gerais (grupo Ataque Poderoso) *
- Talentos Gerais (grupo Combate em Carruagem) *
- Talentos Gerais (grupo Combate Montado) *
- Talentos Gerais (grupo Combater com Múltiplas Armas) *
- Talentos Gerais (grupo Especialista) *
- Talentos Gerais (grupo Esquiva) *
- Talentos Gerais (grupo Fúria) *
- Talentos Gerais (grupo Magia) *
- Talentos Gerais (grupo Tiro Certeiro) *
- Talentos Gerais (grupo Reflexos de Combate) *
- Talentos Metamágicos *
- Talentos de Criação de Itens *
- Talentos Especiais *
- Talentos Divinos *
- Talentos Selvagens *
- Talentos Regionais *
- Talentos Psiônicos *
- Talentos Metapsiônicos *
- Talentos Épicos *
Blocos Descritores de Talentos

* Link para outra página


Adquirindo Talentos

Ao contrário de perícias, talentos não são comprados com pontos. Você simplesmente os escolhe para seu personagem. Cada personagem ganha um talento quando é criado. No nível 3 e a cada 3 níveis daí em diante (6, 9, 12, 15 e 18), ele ganha outro talento. Para personagens multiclasse, os talentos Vêm de acordo com o nível de personagem total, a despeito de níveis de classe individuais.

Além disso, guerreiros e magos ganham talentos adicionais relacionados às suas classes e escolhidos de listas especiais. Humanos também ganham um talento bônus no nível 1, escolhido pelo jogador dentre qualquer talento para o qual seu personagem se qualifique.


Pré-requisitos

Alguns talentos têm pré-requisitos. Você deve ter o valor de habilidade, talento, perícia ou Bônus base de ataque listado para poder escolher ou usar esse talento. Um personagem pode ganhar um talento no mesmo nível em que ganhar o pré-requisito. Por exemplo, no nível 3, Krusk, o bárbaro meio-orc, poderia gastar 1 ponto de perícia na perícia Cavalgar (ganhando sua primeira graduação em Cavalgar) e selecionar o talento Combate Montado ao mesmo tempo.

Você não pode usar um talento se tiver perdido um pré-requisito. Por exemplo, se sua Força cair para menos de 13 porque um raio de enfraquecimento te acertou, você não pode usar o talento Ataque Poderoso.


Talentos e Magias Tipo Arma

Qualquer magia que precise de uma jogada de ataque e cause dano pode ser tratada como uma arma (ver Capítulo 5 do livro Tome & Blood para discussão detalhada). Vários talentos que melhoram desempenho de combate podem ser usados para melhorar magias Tipo Arma, como descrito aqui.

Categorias de Magias Tipo Arma

Para propósitos de talentos que melhoram combate, magias Tipo Arma caem em três categorias: magias de raio, míssil de energia e toque.

Raio: Tais magias produzem um efeito de raio e requerem um ataque à distância por toque.

Míssil de Energia: A magia cria algo físico como um projétil ou que o lançador pode arremessar, como flecha ácida de Melf ou produzir chamas.

Magia de Toque: Qualquer magia que cause dano que tenha um alcance de toque.

Talentos Adequados

Os seguintes talentos podem ser escolhidos para melhorar o desempenho de magias Tipo Arma em combate.

Acuidade com Arma: Você pode designar ataques por toque como armas leves para adicionar seu modificador de Destreza às suas jogadas de ataque corpo-a-corpo com tais magias.

Ataque Atordoante: Você pode entregar uma magia de toque com ataque desarmado como descrito em Ataque Desarmado Aprimorado, abaixo. Um acerto produz a chance normal de atingir o inimigo junto com dano pelo ataque, e também descarrega o efeito da magia.

Ataque Desarmado Aprimorado: Você pode usar um ataque desarmado para entregar uma magia de toque e são considerados armados. Você pode fazer um ataque corpo-a-corpo normal (o defensor ganha o benefício completo de armadura e escudo). Se o ataque acertar, o ataque desarmado causa seu dano normal e a magia é descarregada contra o defensor. Apenas o ataque desarmado pode infligir um acerto crítico.

Um personagem sem este talento também poderia entregar uma magia de toque com um ataque desarmado, mas fazê-lo provocaria um ataque de oportunidade pelo alvo, e o ataque desarmado causaria dano subjugante.

Crítico Aprimorado: Escolha uma categoria de magia Tipo Arma (raio, míssil de energia ou magia de toque). Quando você usa uma magia da categoria selecionada, o alcance de ameaça é duplicado. Uma magia normalmente ameaça um acerto crítico num 20; este talento aumenta esse alcance para 19-20. Você pode ganhar este talento múltiplas vezes, escolhendo uma arma ou categoria de magia Tipo Arma diferente cada vez.

Combater com Duas Armas: Você pode usar uma magia de toque como parte de um ataque com duas armas. Você já deve ter uma arma preparada em uma mão enquanto lança a magia de toque, segurar a carga e então atacar tanto com a magia e com arma durante uma ação posterior. Se você lançar a magia e então sacar uma arma, a magia se descarrega e é desperdiçada.

A mão usada para entregar a magia de toque é considerada uma arma leve e usa o modificador de ataque apropriado. 

Combater com Duas Armas Aprimorado: Ver Combater com Duas Armas, acima.

Foco com Arma: Escolha uma categoria de arma ou magia (magia de raio, míssil de energia ou toque). Você adiciona +1 a jogadas de ataque feitas com tais magias. Você pode ganhar este talento múltiplas vezes, escolhendo uma arma ou categoria diferente de magia Tipo Arma a cada vez.

Precisão: Você pode atirar um raio ou mísseis de energia em combate corpo-a-corpo sem sofrer a penalidade -4 normal para ataques à distância.

Tiro Certeiro: Você ganha um modificador +1 a jogadas de ataque e dano com raios e mísseis de energia a alcances de 9 metros ou menos. O dano adicional é do mesmo tipo que a magia causa. Entretanto, magias que infligem dreno de energia ou dano a habilidade causam 1 ponto adicional de dano por energia negativa, não um nível negativo nem um ponto de dano a habilidade.


Tipos de Talentos

Alguns talentos são gerais, significando que nenhuma regra especial os governa como um grupo. Outros são talentos de criação de itens, os quais permitem que lançadores de magias criem itens mágicos de todos os tipos. Um talento metamágico permite que um lançador de magias prepare e lance uma magia com maior efeito, mas como se a magia fosse de um nível maior que realmente é. Talentos especiais só são disponíveis para a classe especificada.

Talentos Virtuais

Se você tem um talento como característica de classe ou habilidade especial, então você pode usar esse "talento virutal" como um pré-requisito para outros talentos. Por exemplo, se você tem alguma característica de classe ou habilidade que diz "Isto é o mesmo que uma Magia Sem Gestos", então considera-se que você tenha o talento Magia Sem Gestos para propósitos de aquisição do talento Magia Inata detalhado abaixo. Você também é tratado como tendo quaisquer pré-requisitos do talento virtual, mas somente para propósitos de aquisição de outros talentos. Se você perder o pré-requisito virtual, você também perde acesso a quaisquer talentos adquiridos através da existência dele.


Blocos Descritores de Talentos

Aqui está o formato para descrições de talentos.

Nome do Talento [Tipo de talento*]

* Se Guerreiro seguir o tipo de talento, significa que guerreiros podem escolher esse talento como um de seus talentos bônus por nível.

Nome original e fonte(s) do talento.

Pré-requisitos: Alguns talentos têm pré-requisitos. Um personagem deve ter o valor de habilidade, talento, perícia ou bônus de ataque básico listados para selecionar ou usar aquele talento. Um personagem pode ganhar um talento no mesmo nível em que ele ganha o Pré-requisito.

Um personagem não pode usar um talento se perdeu um Pré-requisito.

Descrição do que o talento faz ou representa em linguagem coloquial.

Pré-requisito: Um valor de habilidade mínimo, outro(s) talento(s), um ataque básico mínimo, uma perícia ou um nível que um personagem deva ter para adquirir este talento. Esta entrada é ausente se o talento não tiver Pré-requisito. Um talento pode ter mais que um Pré-requisito.

Benefício: O que o talento habilita o personagem a fazer.

Normal: O que um personagem que não tem este talento é limitado ou restrito a fazer. Se não ter o talento não causa uma desvantagem em particular, esta entrada é ausente.

Especial: Mais fatos sobre o talento.


Bibliografia

Esta página Web e todas as páginas Web às quais referencia por meio de links constituem um único trabalho, que é uma compilação de trechos traduzidos dos livros abaixo. Esta compilação tem caráter de amostra e divulgação não-oficiais dos livros.